Curiosidades da Rússia

Curiosidades da Rússia. 50 Fascinantes Curiosidades Sobre o País dos Czares

A Rússia ocupa o primeiro lugar no nosso planeta no que diz respeito a dimensões: trata-se do país mais extenso em todo o mundo. Fica entre a Europa e a Ásia. No impressionante território que ocupa existem muitos dados factos que deixam qualquer pessoa impressionada. Queres conhecer algumas das mais incríveis curiosidades da Rússia? Então estás no lugar indicado.

Para ir levantando um pouco o véu, vamos referir que este país tem características e recordes extraordinários. Sabias que fica aqui o maior caminho-de-ferro do mundo? É o famoso transiberiano, que liga a Rússia com a Mongólia e a China. Continua a ler para descobrir mais curiosidades da Rússia!

Curiosidades da Rússia

50 Fascinantes Curiosidades da Rússia

  1. A primeira das curiosidades da Rússia vai-te deixar impressionado. Na Rússia existiu uma tendência entre os milionários de se deslocarem em carros disfarçados de ambulância no exterior. Mas por dentro estavam equipados com móveis e electrodomésticos de grande luxo no seu interior. Um trajecto nestes veículos projectados especialmente para livrar as pessoas do trânsito custa mais de 200 dólares à hora.
  2. Seguramente acostumados à vodka russa, os habitantes deste país não achavam que a cerveja fosse uma bebida alcoólica, ou pelo menos não oficialmente. Isto mudou em 2011, fruto do consumo cada vez maior de cerveja, maior do que de vodka, e da necessidade de aplicar alguns impostos sobre a bebida que passou definitivamente a ser alcoólica.
  3. Os trabalhadores do primeiro McDonald’s receberam aulas sobre “como sorrir aos clientes”. Exactamente. Na década de 90, quando foi inaugurado o primeiro McDonald’s na antiga União Soviética, os trabalhadores russos tiveram aulas sobre como sorrir para os clientes, uma vez que o “sorriso americano” não lhes surgia de forma espontânea.
  4. Até 2016 a Rússia foi a casa do maior McDonald’s do mundo. Quem podia imaginar que Moscovo tinha o maior McDonald’s do mundo, depois do difícil processo de adaptação ao sorriso e à forma de trabalhar desta marca?
  5. Uma quarta parte da população masculina morre antes dos 55 devido ao vício do álcool, mais  concretamente devido ao consumo de vodka russo. De acordo com uma investigação levada a cabo com 151.000 homens russos e onde foram estudados os seus padrões de consumo, descobriu-se que 25% da população masculina russa consome mais de três garrafas de meio litro de vodka por semana. Consequentemente, muitos acabam por morrer antes de chegarem aos 55 anos.
  6. No Museu Hermitage de São Petersburgo, que guarda o tesouro nacional da Rússia, existem gatos guardiões que protegem as preciosas obras de arte e objectos valiosos da acção dos roedores. É quase como se aqui trabalhassem. Estes gatos são muito apreciados pelos empregados do museu e desempenham esta tarefa desde o século XVIII, quando este lugar ainda era um palácio. Os felinos são muito bem tratados e têm até uma cozinha própria que lhes prepara os alimentos, um pequeno hospital e vários empregados que cuidam deles.
  7. Esta é uma das curiosidades da Rússia mais fascinantes. O lago Karachay, situado nas montanhas dos Urais, é considerado o lugar mais contaminado do mundo, já que foi utilizado como depósito de materiais radiactivos entre 1951 e 1990. Com efeito, os especialistas afirmam que basta apenas uma hora de exposição na margem do lago para matar uma pessoa devido à elevada dose de radiação emitida.
  8. No ano de 2007 os habitantes da pequena povoação de Pudinskoye, na Sibéria, viram cair neve de cor laranja e que cheirava mal. Os investigadores descobriram que a neve tinha quantidades quatro vezes superiores ao normal de ferro, ácidos e nitratos. Embora não tenha sido possível estabelecer a causa exacta deste fenómeno, tudo aponta para a contaminação das numerosas indústrias a operar na região.
  9. Na cidade de Kubinka na Rússia encontra-se o Patriot-Park, um parque temático militar onde os visitantes podem conduzir veículos militares e usar armas de guerra como metralhadoras ou espingardas de assalto. O objectivo é incutir patriotismo e valores militares à juventude.curioso
  10. Esta é daquelas curiosidades da Rússia que vale a pena conhecer. Há um total de 44 cidades russas que foram declaradas “cidades fechadas”. Ou seja, não permitem que nenhum estrangeiro entre no seu interior. Foram fundadas na época da União Soviética para albergar arsenais e instalações nucleares. Há actualmente cerca de 1 milhão e meio de pessoas a viver nestas cidades chamadas “ZATO” (entidades administrativas territoriais fechadas), que estão rodeadas por arame farpado e são protegidas por guardas armados. Até mesmo para sair é necessário um documento especial das autoridades
  11. Valentina Vassilyeva ostenta o recorde Guinness mundial do maior número de filhos com 69 bebés, de onde se destacam 27 nascimentos múltiplos: seis pares de gémeos, sete grupos de trigémeos e quatro conjuntos de quádruplos.
  12. Como é óbvio, a língua oficial é o russo, apesar de existirem outros idiomas. Entre estas línguas destacam-se o bielorrusso, o moldavo, o georgiano, o estónio, o arménio e o azeri, entre outros.
  13. Na Rússia o número de mulheres supera em 10 milhões o número de homens. Os estudos demográficos mostram que esta grande diferença começou com a I Guerra Mundial e não parou de crescer quando surgiram mais conflitos, especialmente durante a II Guerra Mundial. A Rússia tem vindo a recuperar, mas ainda falta um longo percurso até que os números fiquem mais equilibrados.
  14. O Tetris foi inventado por um russo! Está é também uma das curiosidades da Rússia mais inesperadas. O responsável de tantas horas de diversão a jogar Tetris foi o engenheiro informático Alekséi Pázhitnov. Actualmente reside nos EUA e é dono da empresa The Tetris Company, juntamente com Henk Rogers.
  15. Entre as tradições da Rússia destacam-se as lendas populares como a de Baba Yaga. Esta é uma velha que vive nas florestas. Tem as patas de uma galinha e costuma estar rodeada de caveiras e ossos. Pode ser cruel e adora alimentar-se de carne humana, geralmente de crianças.
  16. No território da Rússia fica a cidade mais fria do mundo, mais concretamente na República de Sajá, um dos distritos federais russos, e que fica muito próximo do círculo polar Árctico. O nome desta cidade gelada é Yakutsk. Nesta cidade são alcançadas temperaturas na ordem dos -52 ºC. Quando isto acontece, naturalmente que são interrompidas todas e quaisquer actividades ao ar livre.
  17. Tal como acontece em outros países do Leste da Europa, na Rússia o anel de casado ou casada é levado no dedo anular da mão direita, ao contrário de outros países que tradicionalmente escolhem a esquerda.
  18. Esta é uma das curiosidades da Rússia a ter em conta se não quiseres “meter a pata na poça”. Quando comprares flores a alguém russo ou na Rússia nunca lhe entregues um número ímpar de flores. Isso é considerado um acto de má educação e uma sinal de má sorte, pois um ramo de flores com um número ímpar das  mesmas é típico dos funerais, pelo que o romantismo ou as boas intenções ficam para segundo plano.
  19. A Sibéria ocupa mais de metade do país. 77% da área da Rússia é ocupada pela Sibéria.
  20. O lago Baikal é o lago de água doce com maior volume em todo o mundo.russia
  21. Só o lago Baikal tem entre 22% a 23% de toda a água doce da superfície da Terra.
  22. A Rússia é o maior país do mundo em área territorial.
  23. A Rússia ocupa mais de 1/9 do território terrestre do planeta. Uau!
  24. Outra das curiosidades da Rússia é que está a meio caminho entre a Europa e a Ásia, mas em que continente “há” mais Rússia? Na Ásia. 3 quartos do seu território ficam no continente asiático. Surpreendentemente e apesar da diferença, somente um pouco mais de 20% dos russos vive na zona asiática do país.
  25. Sabias que em Moscovo é a terceira cidade em todo o mundo com mais multimilionários? Apenas é superada por Nova Iorque e Hong Kong.
  26. Em Moscovo havia um restaurante onde as pessoas eram atendidas por gémeos idênticos e vestidos exactamente igual. Chamava-se Twin Stars.
  27. A Catedral de São Basílio tem uma lenda um pouco macabra por trás da sua construção. Diz-se que após a ter sido construída, Ivan, o Terrível ficou tão impressionado ao vê-la, que decidiu cegar o arquitecto para que este não pudesse criar mais nada parecido no mundo comparável à catedral.
  28. Outra das curiosidades da Rússia é ser o país com mais fusos horários. Tem 9 fusos horários (e antes de 2010 tinha 11).
  29. Como referimos no início deste artigo, a Rússia tem o maior caminho-de-ferro do mundo. Trata-se do Transiberiano e cruza quase toda a Rússia. No total, se fizesses todo o percurso, viajarias durante 152 horas (sem parar) ao longo de 9200 quilómetros.
  30. Vladimir Putin salvou uma equipa de televisão inteira de ser atacada por um tigre siberiano. Mais tarde soube-se que estava tudo preparado e fazia parte de um plano de promoção da imagem do político.curiosidades
  31. A Rússia é o país com mais fronteiras com diferentes países. São 14: Noruega, Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Bielorrússia, China, Ucrânia. Geórgia, Azerbaijão, Cazaquistão, Mongólia e Coreia do Norte.
  32. Para termos uma ideia sobre o tamanho da Rússia, pode-se dizer que ocupa uma área quase tão grande como Plutão. Brutal!
  33. A Rússia e o Japão ainda não assinaram o tratado de paz que terminava a Segunda Guerra Mundial devido à disputa das Ilhas Curilas.
  34. O primeiro satélite do mundo foi o Sputnik e pertenceu à União Soviética. Foi lançado em 1957.
  35. Na Rússia conseguiu-se fazer germinar a planta mais antiga a partir de umas sementes com 32.000 anos. Impressionante!
  36. Em 2016 a Rússia era o maior produtor mundial de petróleo, superando até a Arábia Saudita e os EUA.
  37. O metro de São Petersburgo é o mais profundo do mundo.
  38. Outra das curiosidades da Rússia é que se deve evitar dar um aperto de mão à entrada da porta. É considerado um mau presságio e vai dar origem a discussões.
  39. O ponto mais baixo da Rússia fica no Mar Cáspio a 28 metros abaixo do nível do mar.
  40. O ponto mais alto da Rússia é o Monte Elbrus, com 5642 metros acima do nível do mar.
  41. O russo é uma das 5 línguas mais faladas do mundo.curiosidades sobre a russia
  42. Este país tem actualmente 12 vulcões activos. O Klyuchevskaya Sopka, situado na Península de Kamchatka, já teve 50 erupções fortes nos últimos 270 anos.
  43. O Hotel Astoria em São Petersburgo é o lugar onde Hitler planeava realizar uma grande celebração quando conquistasse a cidade (naquela altura chamava-se Leninegrado). Ainda hoje o restaurante é um lugar de grande qualidade.
  44. Subbotnik é o dia em que os cidadãos das cidades russas fazem trabalhos voluntários de limpeza e manutenção das ruas.
  45. No inverno, os pedaços de gelo que caem dos telhados da cidade de Moscovo são tão grandes que se tornam um perigo. Por isso, as zonas mais perigosas são restritas para evitar ferir alguém (ou até matar).
  46. Se vires uma estátua de bronze na estação de metro de Ploshchad Revolutsii, seguramente que te chamará a atenção o nariz brilhante do cão. Dizem que dá sorte tocá-lo, pelo que as pessoas a passar acariciam a estátua esperando que a sorte os acompanhe.
  47. Há uma sopa tradicional chamada “khodolets”. Dizem que é deliciosa e é feita à base de patas de frango.
  48. A palavra vodka vem do termo “voda”, que significa água, apesar de serem bebidas totalmente diferentes.
  49. Dizem que o metro de Moscovo é o mais bonito do mundo. Julga por ti mesmo.
  50. Sabias que Mikhail Gorbachov gravou um CD com baladas românticas?

3

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...