Kendama, o brinquedo japonês que une corpo e mente

KendamaO mundo dos jogos e do desporto estão separados por uma ténue linha se esfuma cada vez mais com o passar do tempo. Neste ponto, o Kendama é um dos casos que exemplifica mais claramente este facto.

Se agora mesmo estás a perguntar o que é o Kendama, convidamos-te a ler este artigo com toda a informação que precisas saber sobre este brinquedo tradicional japonês que tem vindo a dar que falar.

 

O que é o Kendama e como é jogado?

O Kendama é um brinquedo de madeira japonês feito para testar a destreza e que é formado por um comando com a forma de martelo ligado a uma bola através de uma corda. Os extremos da base e a barra transversal do martelo têm diferentes tamanhos e forma côncava para ajudar a capturar a bola. Esta, por sua vez, dispõe de um buraco onde cabe o extremo do martelo.

O objectivo é brincar com a bola para, exprimindo ao máximo a imaginação, conseguir mantê-la em movimento com as diferentes opções permitidas pelo martelo.

Embora este brinquedo possa parecer demasiado simples (e até ser conhecido essencialmente como um jogo infantil), o Kendama não é nenhum brinquedo porque ajuda as pessoas a desenvolver as suas capacidades.

Prova disso é o vídeo que podes ver abaixo e que te fará querer comprar um Kendama já!

Quais são os benefícios do Kendama?

Alguns estudos em que participaram psicólogos, pedagogos, pais e diversos especialistas confirmaram o grande valor pedagógico deste brinquedo e os benefícios da sua prática.

Brincar com o Kendama requer uma grande capacidade de concentração e é uma grande ajuda ao desenvolvimento da coordenação entre o olho e a mão.

Para além disso, através dos suaves movimentos de braços e joelhos resultantes do esforço mental realizado, ocorre uma verdadeira conexão entre corpo e mente.

É por isso que o Kendama ajuda a desenvolver e aperfeiçoar a nossa paciência, equilíbrio e perseverança. Para além disso, ajuda a libertar a imaginação e a manter-nos em forma.

Desta forma, acabamos por chegar sempre à mesma conclusão. Ou seja, que brincar é a melhor forma de aprender desde a infância até à idade adulta.

Esperamos que este conteúdo tenha sido interessante e que tenhamos despertado a tua curiosidade para o experimentar. Já conhecias este brinquedo japonês? Já tinhas brincado com um Kendama? Quais são os jogos de destreza que mais marcaram a tua infância e recordas com mais saudade?

Foto via timtak / CC BY-NC

loading...

Deixe o seu comentário

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Refresh