Stanley Kubrick

7 Pessoas Famosas com Síndrome de Asperger ou que se Suspeita Ter esta Doença

Directores, informáticos, músicos excepcionais e actores com carreiras memoráveis que ficaram para a história contra todos os prognósticos. Hoje vemos conhecer 7 pessoas famosas com Síndrome de Asperger, ou pelo menos que se suspeita terem esta forma de doença do espectro autista, caracterizada muitas vezes por traços de genialidade.

Vladimir Putin

Pessoas Famosas com Síndrome de AspergerTrata-se de um diagnóstico que apenas pode ser tomado como uma simples suspeita, já que parece mais um assunto da área da política do que outra coisa. Essa suspeita é motivada essencialmente pelo carácter autoritário e pela obsessão pelo controlo que define Putin, e que o fez ganhar uns quantos inimigos na esfera política.
A análise de padrões de movimentos e um estudo geral sobre a personalidade do presidente russo Vladimir Putin, através de registos áudio e vídeo das suas aparições públicas, foi realizado no Pentágono, a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, no ano de 2008, tendo sido concluído que o chefe de estado russo poderia sofrer de um transtorno do espectro autista, assinalando ainda que o seu desenvolvimento neurológico “afecta todas as suas decisões”. Será que é mesmo tudo verdade?

Dan Aykroyd

síndrome de AspergerO actor canadiano, que muitos recordam pela sua participação no filme “Os Caça Fantasmas”, confessou ter sido diagnosticado com o síndrome de Tourette aos 12 anos, tendo sido submetido a terapia para controlar os tiques nervosos que tantos complexos lhe provocaram durante a sua adolescência. Para além disso, na década dos anos 80, a sua esposa insistiu para visitasse o médico, altura em que lhe foi detectada a Síndrome de Asperger.
Talvez a insistência da sua mulher para que se submetesse a um exame partisse da mania de Aykroyd pelos fantasmas e pelo cumprimento rigoroso da lei, chegando ao extremo de levar com ele um emblema da polícia para todo o lado. Com este diagnóstico ficou finalmente claro que todo este fascínio desproporcionado tinha origem na síndrome de Asperger, o que até faz algum sentido, pois foi assim que nasceu a ideia do filme “Os Caça Fantasmas”.

Robin Williams

robin williamsA hiperactividade e a falta de jeito nos relacionamentos sociais do conhecido actor despertaram uma série de especulações que sugeriam que ele teria Síndrome de Asperger. A suspeita tomou maiores proporções após se ter conhecido o triste desenlace que apagou a existência de Robin Williams, o seu suicídio.
Em alguns casos, as pessoas com esta condição podem chegar a lutar contra um segundo diagnóstico, como a depressão ou o transtorno bipolar, o que pode ajudar à formação de pensamentos suicidas.

Stanley Kubrick

Stanley KubrickNo estilo do cineasta Stanley Kubrick predomina a precisão técnica e o simbolismo marcante em quase todos os seus trabalhos enquanto director de cinema. Foi precisamente esta obsessão e o cuidado com os detalhes que lhe granjearam a reputação de ser um dos directores de cinema mais importantes de todos os tempos.
No entanto, Kubrick tinha sérios problemas para se relacionar com a sua equipa de trabalho durante a rodagem dos filmes, e com todas as pessoas de uma forma geral.

Courtney Love

Courtney LoveA vida da viúva de Kurt Cobain e cantora rock, Courtney Love, foi sempre marcada pela controvérsia. Desde o abuso de substâncias ilícitas, até ao comportamento errático que lhe trouxe imensos problemas familiares durante a juventude e o diagnóstico aos nove anos de uma forma leve de autismo que moldou parcialmente a sua personalidade, tudo isto foi revelado no livro Courtney Love: A minha história.

Wolfgang Amadeus Mozart

mozartCostuma-se atribuir às pessoas com Síndrome de Asperger capacidades impressionantes, que vão desde as artes à tecnologia, apelidando-os de “prodígios”, mesmo nem sendo sempre o caso.
Por esta razão, Wolfgang Amadeus Mozart, um reconhecido génio da música desde tenra idade, foi sempre alguém de que se suspeita ter tido também Asperger, já que com apenas cinco anos foi capaz de escrever música com uma destreza pouco comum para a sua idade.

Bill Gates

bill gatesJulga-se que o co-fundador da Microsoft, Bill Gates, terá Síndrome de Asperger. Segundo algumas pessoas que defendem esta tese, Gates apresenta um movimento (de frente para trás) que é característico do espectro autista.
Por outro lado, a sua pouca tolerância a pontos de vista contrários e as suas excentricidades aumentam estas suspeitas, que também são sinais marcantes de quem sofre de Síndrome de Asperger.
Sabias que estas pessoas famosas tinham síndrome de Asperger, ou pelo menos que se suspeita que têm esta doença? Conheces mais alguém famoso que tenha este problema?
26

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...