jogo

O jogo mais antigo do mundo

jogoOs antigos sumérios construíram uma civilização de excelência. Eles criaram a escrita cuneiforme, dividiram o círculo em 360 graus e fragmentaram o dia em 24 horas de sessenta minutos cada uma. A civilização suméria é considerada a mais antiga de todas as civilizações. Foi o berço da humanidade tal como a conhecemos actualmente.

São muitos e variados os vestígios da sua civilização que chegaram até aos nossos dias. Entre ruínas edílicas, objectos decorativos e artísticos, relatos, historias. E também algo muito curioso, um jogo de mesa.

Jogar é algo fundamental no ser humano. Em crianças, aprendemos a jogar. Está no nosso ser. E como humanidade temos jogado desde sempre. E o jogo mais antigo conhecido foi encontrado em escavações arqueológicas e diz-se que data de há mais de 4.500 anos. Trata-se do chamado Jogo Real de Ur. O seu nome é devido a ser jogado nessa cidade suméria, a principal dessa civilização da baixa Mesopotâmia.

O Jogo real de Ur é um tabuleiro de vinte casas distribuídas em “H” invertido com vários símbolos desenhados, onde se destacam cinco rosetas, que se supõe ter algum significado especial, embora se desconheça. As regras do jogo original perderam-se nas brumas do tempo, o que obrigou a reinventar as mesmas para se poder jogar.

Entre os anos 1922 e 1938 o arqueólogo britânico, Sir Leonard Woolley, encontrou vários destes tabuleiros em diversas tumbas da realeza suméria. Eram feitos de lápis-lazúli, de calcário vermelho e de outros materiais, finamente decorados para agradar aos reis e nobres que os utilizavam.

Talvez a partir deste jogo tenham aparecido outros como o backgammon, que também é um jogo de mesa com peças que se devem mover de um lado para o outro. Hoje em dia estes tabuleiros do Jogo Real de Ur estão expostos no Museu Britânico, juntamente com muitos outros vestígios de antigas civilizações que povoaram este planeta e que deixaram a sua marca.

1

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...