terra oca

Conheces a Teoria da Terra Oca? Existe um mundo debaixo dos nossos pés?

terra ocaO ser humano é social por natureza. Talvez seja por isso que andamos numa perpétua busca de vida, fora ou dentro da Terra, tal como relatava Júlio Verne no seu livro “Viagem ao Centro da Terra“, uma obra tão fantástica e maravilhosa que quase todos gostariam que fosse verdadeira.

Mas a imaginação de Verne foi muitas vezes visionária e antecipou-se a descobertas reais que eram impensáveis na sua época: Poderia a Teoria da Terra Oca ser outro presságio do escritor?

A Teoria da Terra Oca é uma ideia sobre a qual já muitos cientistas falaram desde que foi proposta pela primeira vez em 1665 por Athanasius Kircher, um cientista importante da época barroca, na sua obra “Mundus subterraneus quo universae denique naturae divitiae”. Nesta obra, Kircher propõe que o interior da Terra poderia não ser maciço como o imaginamos, mas na realidade ser composto por camadas de terra, atmosfera e novamente terra com água e, claro, também vida, tal como na superfície, e que no centro existiria um núcleo ardente como um pequeno sol.

teoria da terra ocaDepois dele houve muitos outros cientistas, como o conhecido astrónomo Edmund Halley, Kepler, Boyle e o mesmíssimo Newton que tentaram dar credibilidade a esta hipótese. Eles pensavam que haveria uma possibilidade real da Terra ser formada por três camadas concêntricas, com reservas de água e um centro de lava fundida que funcionaria como um “sol interior”.

Eles não referiam, naturalmente, a possibilidade de haver vida. Esta possibilidade foi referida posteriormente por autores como Helena Blavastky, que se basearam em antigos mitos e lendas que relatam a existência de um “mundo intraterrestre”, onde não existe noite e com um clima tropical, habitado por criaturas pré-históricas e civilizações superavançadas, como as míticas Atlântida, Lemúria e Hiperbórea que desapareceram misteriosamente, talvez porque todos os seus habitantes migraram para o intramundo, entrando por aberturas nos polos norte e sul.

viagem ao centro da terraRecentes acontecimentos como a explosão em 2007 do cometa 17P-Holmes, deixaram a descoberto a estrutura interna da Terra, ou a descoberta de uma mancha escura nos polos, como um buraco através de imagens do Google Earth e a descoberta de grandes reservas de água debaixo da Ásia, Namíbia e Canadá a uma profundidade entre 400 a 600 km, que foram interpretados pelos defensores da Terra Oca como provas desta teoria.

E tu? O que achas disto tudo? Tem alguma lógica a Teoria da Terra Oca?

 

Imagens: Christian Camero, slendy_rojas, Ivan Eder.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...