Mas a imaginação de Verne foi muitas vezes visionária e antecipou-se a descobertas reais que eram impensáveis na sua época: Poderia a Teoria da Terra Oca ser outro presságio do escritor?
A Teoria da Terra Oca é uma ideia sobre a qual já muitos cientistas falaram desde que foi proposta pela primeira vez em 1665 por Athanasius Kircher, um cientista importante da época barroca, na sua obra “Mundus subterraneus quo universae denique naturae divitiae”. Nesta obra, Kircher propõe que o interior da Terra poderia não ser maciço como o imaginamos, mas na realidade ser composto por camadas de terra, atmosfera e novamente terra com água e, claro, também vida, tal como na superfície, e que no centro existiria um núcleo ardente como um pequeno sol.
Eles não referiam, naturalmente, a possibilidade de haver vida. Esta possibilidade foi referida posteriormente por autores como Helena Blavastky, que se basearam em antigos mitos e lendas que relatam a existência de um “mundo intraterrestre”, onde não existe noite e com um clima tropical, habitado por criaturas pré-históricas e civilizações superavançadas, como as míticas Atlântida, Lemúria e Hiperbórea que desapareceram misteriosamente, talvez porque todos os seus habitantes migraram para o intramundo, entrando por aberturas nos polos norte e sul.
https://www.youtube.com/watch?v=xhTawNe4Bvw
E tu? O que achas disto tudo? Tem alguma lógica a Teoria da Terra Oca?
Imagens: Christian Camero, slendy_rojas, Ivan Eder.