terremotos

Quais as Causas dos Terremotos?

terremotosOs abalos ocasionados pelos terremotos podem ser muito desastrosos e as principais causas estão relacionadas ao deslocamento de terras.
Tremores ou vibrações na superfície terrestre acontecem há muitos milhões de anos em diversas partes da terra. Eles ocorrem em diferentes dimensões e intensidades que só podem ser descobertos depois que ocorrem.
As causas dos terremotos ainda eram desconhecidas até a década de 1960 onde ninguém sabia explicar direito as causas destes fenómenos, a partir desta época foi inventado um aparelho chamado sismógrafo ele era capaz de registar as ondas sísmicas ou sismos que movimentavam a terra e assim poder descrever a intensidade que ele ocorreu.
Com a utilização destes aparelhos foi possível que os seres humanos estudiosos fizessem um mapeamento de diversas áreas onde ocorrem os primeiros abalos, com o mapeamento foi possível descobrir que os terremotos têm certos limites de movimentos nas partes superiores das placas terrestres e não pode tremer muito além daquilo a menos que sua força seja muito grande, quanto mais próximos os terremotos ocorrerem da superfície pior será para todos que vivem nas regiões.
Existem três causas grandes para que ocorra o terremoto a primeira delas é o desabamento que ocorrem por causa de deslizamentos de massas rochosas que são causados pela força da gravidade, normalmente os desabamentos que ocorrem por conta destes desabamentos não são tão fortes e significativos e tremem apenas algumas partes.
Outra maneira de ocorrerem terremotos são através do vulcanismo nas regiões vulcânicas a terra vive em constante modificação nas partes internas e com as explosões que ocorrem no local é normal que trema tudo o que está envolta, apesar de sua intensidade ser muito grande e arrasar o que estiver por perto ele é limitado a isso e não vai tão longe a ponto de tremer um município vizinho a ele.
Algumas cidades espalhadas pelo mundo são construídas ao redor de vulcões correndo sérios riscos de explosões e também de erupções que podem deslizar lavas.
O último modo importante dos terremotos ocorrerem é pelo movimento das placas tectónicas. Estes não precisam nem mesmo dos sismógrafos, além disso, pode ser sentido há mais de dois mil quilómetros de onde ocorreu.
sismoOs terremotos causam maiores estragos nas partes da terra onde são cobertos por sedimentos pouco consolidados, muito embora as onde por baixo da terra haja rochas elas levam o terremoto com intensidade maior para a superfície. Geralmente, os terremotos não afectam o relevo modificando o seu desenho porque quase nunca são próximos deles, mas se ocorrer muito próximo da superfície há grandes riscos disso acontecer e mudar ao menos um pouco a paisagem. Isso só será percebido pelas pessoas que moram no local por fotos de satélites dificilmente vai dar para ver.
Estamos muito a frente do que se sabia sobre os terremotos no passado e cada vez melhorando o conhecimento dos estudiosos que podem nos informar sobre o assunto, mas mesmo assim ainda não somos capazes de prever os terremotos e saber onde eles vão ocorrer por isso acontecem tantas mortes nas cidades que não estão preparadas.
22

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...