As pessoas toleram diferentes quantidades de álcool antes de se embebedarem. Alguns dos factores que têm influência são os nossos próprios hábitos, a reacção ao consumo de bebidas alcoólicas, a composição do nosso corpo em termos de percentagem de gordura e músculos, assim como a nossa predisposição genética e social ao álcool, que dependem dos hábitos familiares.
Para aumentar a resistência ao álcool é preciso ingerir previamente alimentos que contenham hidratos de carbono, gorduras e sobretudo proteínas. Estabelecer limites antes de começar a beber é muito importante para não abusar do álcool.
As mulheres têm menor tolerância ao álcool, pois absorvem as gorduras mais rapidamente. Os homens podem beber até 4 doses de álcool e as mulheres apenas duas antes de começar a perder o controle.
Pela forma como somos constituídos, pela quantidade de tecido de gordura. Os homens têm mais músculos e podem tolerar melhor. Também os homens têm mais agua no corpo, ao passo que as mulheres têm menos água e mais gorduras na composição corporal.
Alguns indicadores da (possível) adição são:
– Não desfrutar dos eventos sociais sem consumo de álcool
– Beber sozinho
– Beber diariamente
– Embebedar-se mais rapidamente do que costumava ou não se dar conta de estar embriagado