tipos de sinestesia

Os 9 Tipos de Sinestesia Mais Comuns. Quando os Sentidos se Misturam…

Segundo a definição da Wikipédia a sinestesia é a relação de planos sensoriais diferentes: Por exemplo, o gosto com o cheiro, ou a visão com o tacto. O termo é usado para descrever uma figura de linguagem e uma série de fenómenos provocados por uma condição neurológica.
A sinestesia é uma faculdade que afecta apenas algumas (poucas) pessoas. A forma mais comum é a de poder ver a música com os olhos, algo que para muitos é impossível. Mas como podemos entender a sinestesia se não temos essa “capacidade”? É difícil. Por isso mesmo, hoje não vamos falar apenas de um só tipo de sinestesia, mas dos 9 tipos de sinestesia que existem.
Pensávamos até agora que este fenómeno era único, mas a verdade é que podemos encontrar até 9 tipos diferentes de sinestesia, que te vão permitir entender um pouco melhor o que é realmente aquilo que sentem estas pessoas. Descobre-os e diz-nos se tens algum destes tipos de sinestesia! Vamos a isso?

tipos de sinestesiaSinestesia léxico gustativa

Esta é uma das formas mais estranhas de sinestesia, em que as pessoas associam as palavras ao gosto. Ou seja, são capazes de diferenciar sabores dependendo das palavras. Por exemplo, a palavra «olá» pode saber-lhes a chocolate ou a limão, bem como com outro tipo de palavras.
Curioso, não?

Sinestesia grafema-cor

Neste segundo tipo de sinestesia, estamos perante pessoas que são capazes de associar a letras a uma cor. Ou seja, a letra Z seria a cor azul, a letra A seria a cor amarela, etc, etc.

Cromestesia

Neste caso a conexão é feita entre o som e a cor. As pessoas com cromestesia são capazes de ouvir um som e automaticamente atribuir-lhe uma cor. E isso é algo que fazem de forma inconsciente.

Personificação

No quarto lugar desta lista sobre os tipos de sinestesia, encontramos a personificação. Esta acontece em pessoas que atribuem qualidades humanas a letras ou números. O que quer isso dizer? Que qualquer número, como por exemplo o número 5, pode ser sofisticado ou elegante, assim como o número 1 pode ser desagradável.

Sinestesia música-cor

Este é um dos tipos de sinestesia que mais chamam a atenção e que até provavelmente já deves ter ouvido falar porque tem algumas referências na cultura popular. É parecida com os dois primeiros tipos de sinestesia de que falámos anteriormente, só que neste caso está relacionada com a música.
Neste caso, a música está associada com alguma cor, ou até mesmo com movimento.

Misofonia

Misofonia significa literalmente “ódio ao som”. Neste caso estamos perante a associação do som com uma emoção. Ou seja, escutamos algum som que nos é desagradável.
Normalmente, na misofonia é sempre desagradável a sensação que se tem ao ouvir determinado som. Isto é fruto de algum trauma do passado ou de alguma experiência negativa.

Idaestesia

É outro dos tipos de sinestesia em que ideias e sentidos se associam. Por exemplo, continuando com o som, poder-se-ia dizer que um som agudo pode ser associado com a inteligência, mas em contrapartida os sons graves seria precisamente o contrário. Isto pode acontecer também com outros sentidos.

Sinestesia espelho-toque

Este tipo de sinestesia afecta as pessoas que têm uma empatia muito forte, já que a pessoa que a vive pode sentir as sensações de outras pessoas.
É como um espelho, vemos alguém que partiu uma perna e podemos sentir uma dor quase igual a essa pessoa.

Mapa numeral

Este último tipo de sinestesia está associado aos números. Na mente da pessoa com o último dos nossos tipos de sinestesia aparecem números que formam uma espécie de mapa que o sinestésico compreende.
Tens ou já tiveste algum destes 9 tipos de sinestesia? Conheces outras? Partilha connosco a tua opinião sobre o estranho mundo da sinestesia.
2

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...