As leis científicas normalmente podem ser reduzidas a uma equação matemática, como por exemplo uma das mais conhecidas, a E = mc². É uma afirmação que se baseia em dados empíricos e cuja validade está normalmente limitada a uma série de condições, como o “c” que é a velocidade da luz no vazio. Mas o que é uma lei científica? E uma teoria científica?
Estas teorias tentam sintetizar um corpo de observações ou evidências de um fenómeno, em particular dentro de um grupo de conhecimento sintético e organizado. É uma afirmação valiosa sobre a forma de funcionamento da natureza, mas não é em todos os casos que se pode reduzir a uma teoria a uma simples frase ou equação.
As leis e teorias científicas mais importantes
Tanto teorias como leis dependem de elementos científicos básicos, como a avaliação experimental da premissa, a criação de uma hipótese, a criação de uma conclusão ou a recolha de dados empíricos. Há teorias que se tornaram nas mais importantes da história, e é sobre essas que vamos hoje falar. São conhecidas do grande público em geral que nada sabe sobre ciência, embora seja apenas de nome.
Top 10 das teorias científicas
- A teoria do Big Bang
- A lei de Hubble-Humason da expansão cósmica
- As leis de Kepler do movimento planetário
- A lei de Newton da Gravitação Universal
- A teoria da Evolução por selecção natural de Darwin
- A teoria da relatividade de Einstein
- As leis da termodinâmica
- O princípio de flutuabilidade de Arquimedes
- O princípio da incerteza de Heisenberg
- As leis do movimento de Newton
Teoria do Big Bang
Será provavelmente a teria mais conhecida em todo o mundo. É utilizada para explicar a origem do universo, e é a mais bem aceite por todos os cientistas. Segundo esta teoria, o universo teve origem há 14.000 milhões de anos com uma grande explosão, e a partir daí foi criado o espaço, a energia, o tempo e a matéria. Tudo o que nos rodeia, absolutamente tudo, foi criado graças à matéria formada pelo Big Bang. O hidrogénio existente na composição da água formou-se imediatamente após o Big Bang.
Falsas teorias científicas
Há muitas teorias que deram que falar durante muitos anos, no entanto, acabaram por ser desmascaradas como fraudes. Entre elas destacam-se a teoria da geração espontânea, a Terra em constante expansão, os canais marcianos, a teoria do universo estático ou a fusão fria de Fleischmann e Pons, entre outras.
A Teoria da geração espontânea foi uma das mais conhecidas pois tinha Aristóteles como o seu principal defensor. Esta teoria dizia que a vida surgia instantaneamente e sem necessidade de copulação, ovos, sementes ou qualquer outro sistema de reprodução conhecido. Dominou a ciência ocidental durante vários anos, algo que actualmente seria impossível que acreditar em (quase) todo o mundo.