Categorias
Curiosidades

As leis e teorias científicas mais importantes

As leis científicas normalmente podem ser reduzidas a uma equação matemática, como por exemplo uma das mais conhecidas, a E = mc². É uma afirmação que se baseia em dados empíricos e cuja validade está normalmente limitada a uma série de condições, como o “c” que é a velocidade da luz no vazio. Mas o que é uma lei científica? E uma teoria científica?

Estas teorias tentam sintetizar um corpo de observações ou evidências de um fenómeno, em particular dentro de um grupo de conhecimento sintético e organizado. É uma afirmação valiosa sobre a forma de funcionamento da natureza, mas não é em todos os casos que se pode reduzir a uma teoria a uma simples frase ou equação.

 

As leis e teorias científicas mais importantes

Tanto teorias como leis dependem de elementos científicos básicos, como a avaliação experimental da premissa, a criação de uma hipótese, a criação de uma conclusão ou a recolha de dados empíricos. Há teorias que se tornaram nas mais importantes da história, e é sobre essas que vamos hoje falar. São conhecidas do grande público em geral que nada sabe sobre ciência, embora seja apenas de nome.

Top 10 das teorias científicas

  1. A teoria do Big Bang
  2. A lei de Hubble-Humason da expansão cósmica
  3. As leis de Kepler do movimento planetário
  4. A lei de Newton da Gravitação Universal
  5. A teoria da Evolução por selecção natural de Darwin
  6. A teoria da relatividade de Einstein
  7. As leis da termodinâmica
  8. O princípio de flutuabilidade de Arquimedes
  9. O princípio da incerteza de Heisenberg
  10. As leis do movimento de Newton

 

Teoria do Big Bang

Será provavelmente a teria mais conhecida em todo o mundo. É utilizada para explicar a origem do universo, e é a mais bem aceite por todos os cientistas. Segundo esta teoria, o universo teve origem há 14.000 milhões de anos com uma grande explosão, e a partir daí foi criado o espaço, a energia, o tempo e a matéria. Tudo o que nos rodeia, absolutamente tudo, foi criado graças à matéria formada pelo Big Bang. O hidrogénio existente na composição da água formou-se imediatamente após o Big Bang.

Falsas teorias científicas

Há muitas teorias que deram que falar durante muitos anos, no entanto, acabaram por ser desmascaradas como fraudes. Entre elas destacam-se a teoria da geração espontânea, a Terra em constante expansão, os canais marcianos, a teoria do universo estático ou a fusão fria de Fleischmann e Pons, entre outras.

A Teoria da geração espontânea foi uma das mais conhecidas pois tinha Aristóteles como o seu principal defensor. Esta teoria dizia que a vida surgia instantaneamente e sem necessidade de copulação, ovos, sementes ou qualquer outro sistema de reprodução conhecido. Dominou a ciência ocidental durante vários anos, algo que actualmente seria impossível que acreditar em (quase) todo o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *