vénus de milo

Porque é que a Vénus de Milo não tem braços?

vénus de miloPorque é que a Vénus de Milo não tem braços? A resposta parece óbvia: porque se quebraram e a estátua ficou partida. Mas então, onde é que estão esses braços? A verdade é que ninguém sabe…

A Vénus de Milo (século II AC) é a mais conhecida escultura clássica em mármore do mundo antigo. Mede 2,05 m de altura e representa Afrodite (Vénus na mitologia romana), a deusa grega do amor da beleza.

Em 1820, próximo de Paleo Castro, a principal povoação da ilha de Melos (também conhecida por Milo), foi encontrada esta estátua partida em dois bocados por um camponês chamado Yourgos enquanto trabalhava a terra. Admirado pela sua beleza, escondeu-a das autoridades e guardou-a em casa durante algum tempo, recusando todas as ofertas para a compra da mesma que foi recebendo.

Mas um oficial naval francês, Jules Dumont, reconheceu o seu valor e acordou a sua compra com as autoridades turcas em nome do embaixador francês na Turquia, o Marquês de Riviére.

Depois de ter sido reparada, a estátua foi apresentada ao rei Luís XVIII, que a entregou ao Museu do Louvre, onde ainda se encontra exposta ao público.

Esta é pelo menos a versão oficial, embora se afirme em alguns relatos (não totalmente comprovados) que os concidadãos de Yourgos decidiram oferecê-la ao príncipe turco Morousi, que então governava a ilha em representação do paxá otomano. Mas quando a Vénus de Milo estaria a ser carregada para ser levada ao palácio do príncipe, foram surpreendidos por uma expedição francesa que já tinham por várias vezes tentado adquirir a estátua. Nessa altura começou uma luta entre as duas partes pela posse da mesma. Diz-se que durante a luta a estátua caiu ao chão e partiram-se os dois braços. Os franceses carregaram a estátua sem reparar nos danos e mais tarde acordaram a compra da mesma com as autoridades turcas.

De acordo com este relato, os braços foram recolhidos pelos turcos e permanecem enterrados em paradeiro desconhecido.

A falta de braços fez disparar a imaginação de todos, e enquanto alguns imaginam a estátua com os braços ao lado do corpo, outros imaginam-na a segurar um espelho e um pente com a mão direita acima da dobra da túnica e a esquerda a segurar uma maçã (melos, em grego).

De qualquer forma, o mistério e a lenda contribuem para aumentar o seu encanto. Não achas, amigo curioso? O que achas que aconteceu para a Vénus de Milo não ter braços?

Um Comentário

  1. Simone D S de Oliveira
    Jan 13th

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...