energia nuclear

Para que serve a Energia Nuclear?

energia nuclearA energia nuclear possui várias utilidades, dentre elas, gerar a energia elétrica sem a utilização de combustíveis fósseis.
A energia nuclear é gerada através da transformação de núcleos atómicos, por uma reação nuclear. Esse tipo de energia serve para inúmeras coisas, dentre elas a eletricidade. Na França, por exemplo, 75% da eletricidade é gerada a partir da energia nuclear. Pode-se também citar o exemplo dos Estados Unidos, que têm 23% de sua eletricidade gerada através desse tipo de energia, que é usada com muita frequência na indústria, no transporte, na casa das pessoas, e etc.
No Brasil esse tipo de energia não é tão utilizada quanto a energia hidroelétrica, mas já faz parte de matriz energética, representando 1,2% da energia elétrica consumida.
A vantagem mais citada desse tipo de energia é a não utilização de combustíveis fósseis. É considerada uma energia limpa por não emitir gases causadores de males como o efeito estufa ou chuvas ácidas. Também é possível o uso na medicina, no combate à doenças através de diagnósticos e tratamento. Já existe o termo Medicina Nuclear, que significa todo o uso desse tipo de energia para fins terapêuticos.
A energia nuclear também tem suas desvantagens: Resíduos radioativos são lançados após o processo de enriquecimento, tendo que ficar depositados em containers, por motivo de segurança. Também um acidente em Chernobyl, na antiga União Soviética, causou danos em uma área de aproximadamente 150.000 quilômetros, e deixou consequências na geografia e nos habitantes do local que podem ser vistas até hoje.
Outra desvantagem desse tipo de energia é o perigo a que são expostos os funcionários das instalações nucleares. A exposição constante à radiação resultante do processo pode causar vários tipos de câncer.
Nem toda energia resultante do trabalho de enriquecimento de urânio é nociva e a radioatividade é dividida em vários níveis. A parte realmente perigosa está nos raios Gama, que atravessam a resistência da pele e neutralizam células do tecido corporal, inclusive células responsáveis pela formação do DNA.
Outra desvantagem já encontrada no uso de energia nuclear é seu potencial destrutivo. O uso militar de uma grande fonte de energia já causou catástrofes como a destruição de Hiroshima e Nagazaki, no Japão. Além do monstruoso impacto causado pela bomba, até hoje a região sofre com as alterações causadas no ecossistema do local após o ataque.
A energia nuclear tem seus pontos positivos e negativos, por isso causa tanta polêmica e discussão, os estudos estão avançando no que diz respeito a neutralização dos efeitos negativos e já podemos imaginar um tipo de energia sem malefícios, para ser usada no futuro.
11

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...