pareidolia

Pareidolia

pareidoliaQuando observamos uma estrutura ou forma que não reconhecemos o nosso cérebro tenta dar-lhe sentido tentando compará-la com outras coisas conhecidas. Este fenómeno é conhecido como pareidolia, ou seja, é uma ilusão provocada pelo nosso cérebro que faz com que vejamos algum sentido em imagens abstractas.

A pareidolia é uma coisa tão profunda e arreigada no cérebro humano que uma das primeiras coisas que os bebés fazem é reconhecer rostos.

A pareidolia é muito utilizada pela psicologia ou psiquiatria como forma de tentar entender o pensamento do paciente. Em muitos casos, uma imagem sem sentido (como uma mancha) é apresentada ao paciente para que ele diga o que vê nessa imagem. A resposta pode estar relacionada a um padrão de comportamento que é identificada pelo psicólogo. Um exemplo disso é o teste de Rorschach, uma técnica de avaliação psicológica na qual são apresentados 10 borrões para o paciente dizer o que consegue visualizar.

Este fenómeno pode ser uma das explicações para os inúmeros casos de ovnis relatados um pouco por todo o mundo. Ver uma imagem e atribui-lhe algo real pode ser uma partida pregada pelo nosso cérebro. Também é muito comum o aspecto religioso relacionado com a pareidolia quando as pessoas afirmam conseguir ver a imagem da virgem Maria numa janela ou de Jesus num pedaço de pão. Para essas pessoas não se trata de um fenómeno psicológico, mas algo real no seu entendimento, de tal forma que muitas vezes até prestam culto a essas imagens ou representações.

A verdade é que todos podem passar por este fenómeno nalguma altura da sua vida, quer seja num passeio por uma floresta, a ouvir uma música, a contemplar a natureza ou mesmo de férias na praia. Está bastante relacionado com o momento emocional pelo qual a pessoa está a passar. Se ficar preocupado ou ansioso com alguma situação, você poderá estar mais propenso a essa visualização de imagens. As pessoas não têm todas a mesma percepção. Algumas podem ver imagens abstractas e relacionar isso com algo real, enquanto outras não terão essa mesma percepção.

É importante clarificar que este fenómeno não tem nada de anormal, muito pelo contrário, até está relacionado a capacidade do ser humano conseguir ver detalhes, principalmente naquelas imagens que não são compreendidas pela grande maioria das pessoas.

E tu? O que vês nas seguintes imagens?

imagens de pareidolia

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...