coca-cola

O que acontece se bebermos muita Coca-Cola? Benefícios e consequências

Quem não gosta da Coca-Cola? Aquela lata fria, vermelha e branca. Abra a lata e sinta a sua efervescência, uma sensação divertida que rebenta na boca com o seu sabor reconfortante e doce. Não há refrigerantes mais viciantes e não há marca mais popular do que esta. Mas sabemos que há muitos mitos urbanos em torno desta bebida açucarada, alguns exagerados e outros não tão rebuscados, avisando-nos de que pode não ser tão saudável.
Então, o que acontece realmente se bebermos demasiada Coca-Cola? Se é um dos seus fãs mais fiéis, preste atenção: Hoje contamos-lhe tudo sobre os efeitos de beber Coca-Cola.
coca-cola

O que acontece se bebermos demasiada Coca-Cola? Saiba mais sobre os efeitos desta bebida

O marketing e os nossos próprios gostos fizeram a sua parte quando se trata de refrigerantes. Embora tenhamos ouvido falar muito dos efeitos de beber Coca-Cola e de quão prejudicial pode ser para a nossa saúde, a verdade é que continuamos a consumi-la. Consegue imaginar um melhor companheiro para uma pizza, um hambúrguer, ou apenas pipocas no cinema? Provavelmente não. E a realidade é que se beber esta bebida saborosa de vez em quando, também não lhe fará qualquer mal. O que se deve ter em atenção é o excesso de indulgência.
Os mitos da Coca-Cola têm vindo a varrer o mundo há décadas, mas não têm afetado demasiado a comercialização da Coca-Cola. No entanto, temos de ter cuidado com o que estamos a vender. Diz-se que é uma bebida refrescante, sim, mas a realidade é que nem a Coca-Cola nem qualquer outra bebida açucarada é o supressor ideal da sede. Não só não saciará a sua sede, como também lhe fará mais sede, e estará a adicionar muitas calorias líquidas à sua dieta, que não têm valor nutricional. Agora, ao responder à questão do que acontece se se beber demasiada Coca-Cola, descobrimos que nem tudo é bom e nem tudo é mau. Vejamos exatamente o que acontece ao seu corpo quando consome esta bebida viciante.

Efeitos de beber Coca-Cola

Já deve ter ouvido dizer muitas vezes que todos os excessos são maus. E se falarmos desta bebida, os preconceitos e os alarmes são ainda maiores. Talvez tenha também ouvido entre as hipóteses sobre o que a Coca-Cola é bom, que pode ser usada para lavar sanitas, etc. Bem, é demasiado o que se diz, por isso convidamo-lo a ver o que acontece se beber muita Coca-Cola.
  • Após 10 minutos, já teremos açúcar suficiente no nosso corpo para o dia inteiro.
  • Após 20 minutos, o nível de açúcar no sangue atinge uma verdadeira explosão de insulina, à qual o nosso fígado eficiente responde convertendo o açúcar em gordura.
  • Após 30 minutos, a ingestão de cafeína atinge o seu pico. É quando sentimos os seus efeitos quentes e energéticos: anima-nos, enche-nos de coragem e força… mas não é só isso. As nossas pupilas dilatam ligeiramente, a nossa tensão arterial sobe e o nosso cérebro bloqueia os recetores de adenosina, a substância que facilita o sono e o descanso. Por outras palavras, o cérebro e o corpo são altamente ativados.
  • Após 45 minutos, os níveis de dopamina aumentam, o que é um dos efeitos do consumo de Coca-Cola que é percetível, mesmo que seja apenas um pouco. O cérebro é assim estimulado por este tipo de droga interna que tem quase os mesmos efeitos que a cocaína, mas obviamente a um nível muito baixo se fizermos a mesma comparação.
  • Após 60 minutos, o ácido fosfórico na Coca-Cola liga-se ao magnésio, cálcio e zinco no nosso intestino, o que estimula o metabolismo para aumentar o nível de açúcar no nosso corpo e tem também um efeito diurético. E aí vem um dos grandes problemas. A estimulação leva-nos a eliminar o magnésio, cálcio e zinco, que são elementos essenciais para os nossos ossos, através da nossa urina. Longe de estar armazenada na nossa estrutura óssea e mesmo nos nossos dentes, a Coca-Cola leva-nos a eliminá-los… e a perdê-los para sempre.

Consequências de beber Coca-Cola

Já vimos o que acontece se beber muita Coca-Cola, dependendo de há quanto tempo se bebe. Mas não fica por aí. Se se tornar um hábito diário, tem consequências a longo prazo.

Risco de diabetes

Uma lata normal de Coca-Cola tem 39 gramas de açúcar, e os outros ingredientes também incluem xarope de milho, que é muito elevado em frutose. Se tiver o hábito de beber, pode ser um fator que o predispõe para o desenvolvimento de patologias como a diabetes.

Ganha peso

Para além do que acontece se beber muita Coca-Cola, irá ganhar peso. Além das suas altas doses de açúcar, cada lata tem cerca de 140 calorias, completamente vazia e sem qualquer contribuição para a sua alimentação.

A pele deteriora-se

Outro efeito a longo prazo de beber Coca-Cola é que a sua pele acabará por se deteriorar. Em primeiro lugar, o consumo de refrigerantes carbonatados, bebidas de chá adoçadas e bebidas com aroma de fruta aumenta a probabilidade de sofrer de acne moderada a grave, e o açúcar tem um efeito inflamatório sobre a pele.

Os dentes ficam manchados

A Coca-Cola danifica os seus dentes?  Outra coisa que acontece se beber muita Coca-Cola, bem como outros refrigerantes de cor escura, é que mancha a superfície dos dentes, causa cáries e pode levar à erosão dos dentes, o que é um ataque à sua saúde oral.

Benefícios de beber Coca-Cola

E embora os efeitos de beber Coca-Cola sejam predominantemente maus, há uma pequena luz no fim da estrada para os amantes da Coca-Cola, e isso é que o seu consumo (desde que não se exagere) também traz alguns benefícios. Vejamos os principais.
  • Aparentemente, beber Coca-Cola pode ser um bom remédio contra bezoars, uma condição gastrointestinal que ocorre quando uma massa sólida indigestível se acumula no tracto digestivo.
  • É também um potente energizador que o ajuda a manter a concentração e o estado de alerta mental, graças ao seu elevado teor de açúcar e cafeína.
  • E finalmente, embora não haja estudos clínicos que o provem, muitos dizem que beber Coca-Cola tem um bom efeito na paragem de náuseas ou diarreias.
Então, já sabe agora o que acontece se beber demasiada Coca-Cola? É fã desta bebida, ou escolhe outras opções mais saudáveis? Deixe-nos as suas opiniões num comentário!
30

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...