monte olimpo

O Monte Olimpo

olimpoNo sul da Macedónia, no limite com a província da Tessália, encontra-se o Monte Olimpo, a maior montanha do país. Monte mítico onde, segundo a crença dos antigos gregos, habitavam os deuses.

Na realidade não se trata de um único monte, como acontece na maioria dos casos, mas de uma cadeia montanhosa, dentro da qual se destaca o cume do Monte Olimpo com 2.917 metros de altura acima do nível do mar.

Uma das experiências que fica gravada na memória de quem visita a região é subir ao topo deste monte lendário. Para isso são normalmente necessários uns dois dias, mas existe um refúgio onde é possível passar a noite sem grandes problemas. No entanto, vale a pena fazer a subida até à morada dos deuses, local onde Zeus e os seus irmãos, Poseidon e Hades, ajudados pelos Gigantes, os Ciclopes e os hecatônquiros, combateram Cronos e os Titãs na guerra conhecida como Titanomaquia.

Uma vez vitoriosos, os deuses olímpicos estabeleceram a sua morada no monte. Pelas encostas do Olimpo rodaria Hefesto, ao ser lançado pela sua mãe, a irada Hera, depois de ver que o seu filho tinha nascido mal-formado. Anos depois, a mítica montanha seria  cenário do matrimónio que uniria, ironias do destino, Afrodite, deusa do amor, e Hefesto, o feio deus ferreiro. Também os deuses tinham os seus problemas amorosos e, uma vez mais, o Monte Olimpo seria o cenário destas histórias. Numa certa ocasião, Ares, deus da guerra, foi surpreendido pelos outros deuses quando jazia nos braços de Afrodite, apanhados pela rede de ouro fabricada por seu esposo Hefesto.

monte olimpoO Olimpo é ainda uma das reservas florestais mais importantes do país, destacando-se as suas florestas e fauna de montanha. Aos pés do monte fica a localidade de Litójoro. Se puder, pare por alguns momentos e tome um café num dos estabelecimentos comerciais junto ao mar, local a partir do qual terá uma impressionante vista sobre o Monte Olimpo, de um lado, e sobre as águas do Golfo de Salónica, do outro.

2

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...