rato mickey

O verdadeiro autor do rato Mickey

rato mickeyO nascimento de Mickey Mouse, o rato mais famoso da história da animação, tem gerado profundas polémicas. Não há consenso sobre quem foi realmente o “pai” do rato Mickey, se teria sido Walt Disney ou o desenhador Ubbe Iwerks, sócio de Disney nos primeiros anos. Já foram escritos muitos e extensos artigos, foram citadas todo o tipo de fonte e até foram mesmo feitas investigações legais. A versão mais forte, actualmente, atribui a autoria a Iwerks.

A história começa em 1927. Disney e Iwerks trabalhavam juntos numa garagem a produzir material de animação. O produtor cinematográfico Charles B. Mintz encomendou aos dois a criação de uma personagem para desenvolver uma série de curtas-metragens.

Logo apareceu Oswald, o coelho sortudo, que num abrir e fechar de olhos se tornou num êxito. Oswald foi criado apenas por Iwerks. Em 1928, Disney, numa viajem a Nova Iorque para renegociar o contrato com a produtora, tomou consciência de que haviam sido vítimas de uma má jogada legal; os direitos de autor, de um dia para o outro, passaram para Mintz. Foi um duro golpe que levou a pequena empresa à falência.

A situação económica era muito difícil e corria o primeiro trimestre de 1928. A equipa criadora precisava de rectificar e alterar a perda dos direitos de Oswald. Os desenhistas começaram a pensar sobre o que podiam fazer para sair desse mau momento. Disney, num momento de visão e lucidez, pediu a Iwerks que trabalhasse sobre a figura de um rato, inspirando-se na imagem do coelho Oswald, que tanto êxito havia tido. Que fossem arredondados as orelhas e o rosto. Iwerks começou a trabalhar, tendo então nascido assim o rato Mickey, ao qual inicialmente foi dado o nome de Mortimer. Ou seja, o desenho final é de Iwerks, mas o conceito e a ideia foram de Disney.

A apresentação do rato Mickey foi feita em Novembro desse ano com Steamboat Willie, uma curta-metragem com som onde o rato aparece a comandar um barco a vapor. O êxito foi enorme, tendo já em 1931 o clube de fãs do rato Mickey mais de um milhão de membros. Foi uma verdadeira explosão mundial e uma revolução no universo das animações. Actualmente é considerado um dos três ícones mais marcantes do século XX em conjunto com a garrafa da Coca-Cola e a suástica nazi

1

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...