papel velho

Porque o papel velho é amarelo?

papel velhoSem dúvida que poucas coisas têm tanta magia como um velho livro. Folheá-lo suavemente, passando as páginas com cuidado, acariciando e cheirando as suas velhas páginas amarelas é um prazer sem igual para muitas pessoas.

Uma página amarela pode encerrar mil e uma histórias, pode narrar as histórias de cada uma das pessoas por cujas mãos passou esse exemplar. Este curioso tom amarelo é o encanto do velho, a essência do mistério do livro, mas a que se deve o aspecto envelhecido das folhas? Porque o papel velho fica amarelo?

O “mistério” da cor amarela presente em manuscritos, livros e pergaminhos é devido, essencialmente, ao facto da celulose, um dos principais componentes do papel, oxidar com muita facilidade. Embora isto seja uma coisa que os cientistas sabem “ille tempore”, até agora ignorava-se em que parte precisa da molécula teria lugar a mudança de cor.

Num estudo publicado na revista Physical Review Letters, é revelado de uma vez por todas esta incógnita. A chave teve de ser procurada nos comprimentos de onda emitidos por papéis antigos e relacionar isso com as provenientes de papel moderno envelhecido artificialmente.

Foi assim que surgiu o cromóforo, isto é, a parte da molécula da celulose responsável pela cor da folha. Assim, estes investigadores chegaram à conclusão de que o cromóforo é o aldeído, um grupo composto por um átomo de carbono que se une a um de oxigénio através de uma ligação dupla, e a outro de hidrogénio graças a uma ligação simples.

Muitos restauradores poderiam servir-se das conclusões deste estudo para eliminar a cor amarela do papel (quando o quisessem realmente fazer). No entanto, os cientistas advertem para a possibilidade dos produtos químicos destinados a reverter a oxidação do cromóforo poderem causar danos sobre os objectos a restaurar.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...