cães

As origens do cão

cãesO cão, o melhor amigo do homem, é actualmente o animal doméstico por excelência. Seja qual for a razão, os canídeos despertam uma grande simpatia no ser humano, ao contrário dos lobos, animal do qual descendem.

Na actualidade, os cientistas discordam acerca do momento em que se desencadeou o processo de domesticação do lobo. No entanto, a prestigiosa revista “Heredity” publicou recentemente um estudo genético que revela que a domesticação do cão começou na região asiática do rio Yangtze, na China.

No dito estudo, o cientista Peter Savolainen usou ADN do cromossoma Y para, desta forma, realizar comparações entre cães repartidos por todo o globo terrestre. Praticamente metade desta colecção de genes se repartiu um pouco por todos os lugares estudados, mas somente na citada região do rio Yangtze foi possível localizar toda a diversidade genética. Por isso, pensa-se que terá sido neste lugar que começou o processo de domesticação do lobo.

Este estudo deitou por terra um outro publicado não há muito tempo na revista “Nature”. Na dita publicação explorava-se a hipótese de que os cães provinham do Médio Oriente. Savolainen incide no facto de que aquela investigação não recolheu amostras da região do Yangtze. Apesar disso, recorda que se deve ter em conta outros factores como a hibridação entre lobos e cães que se produziu noutras partes do continente, entre as quais o Médio Oriente.

O cão é um dos animais que mais variações apresenta entre as várias raças. Assim, por exemplo, as diferenças entre um Yorkshire Terrier e um São Bernardo são por demais evidentes. Tendo em conta que os estudos genéticos apontam que o cão apareceu há aproximadamente cem mil anos, há que ressalvar que o ser humano tem vindo a criar e a seleccionar exemplares ou raças segundo as suas próprias necessidades. Desta forma, para ajudar a caçar coelhos, eram escolhidos os cães mais pequenos, enquanto os maiores tornaram-se imprescindíveis para guardar os rebanhos e manter os lobos ao longe.

Segundo a Federação Canina Internacional, actualmente existem 450 raças de cães.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...