Este hotel tornou-se num local de culto por muitos motivos, mas sobretudo é uma espécie de “Meca” para os amantes do oculto, do desconhecido e dos assuntos do além. Para além de estar “assombrado”, é um hotel muito especial já que num dos quartos (mais concretamente, no quarto 217), o escritor norte-americano Stephen King escreveu o seu famoso livro de horror “O Iluminado (The Shining)”, inspirando-se nas suas próprias experiências quando esteve neste local.
Assim, o famoso Hotel Overlook do livro e do filme é baseado num lugar autêntico e real. No entanto, o filme de Stanley Kubrick não foi rodado neste lugar, mas num outro que também se acabou por tornar também num lugar icónico.
O Hotel Stanley, situado a noroeste de Denver, é o local onde King escreveu o seu tétrico e célebre livro. Muito antes ainda de King narrar os acontecimentos que levaram Jack Torrance à loucura, já havia imensas pessoas (entre pessoal do hotel e turistas) que afirmavam ter sentido a visita de presenças fantasmagóricas. Stephen King afirmou mesmo ter escutado no seu quarto música de piano e vozes infantis, mas há outros quartos famosos, onde se diz que residem os espectros de antigos inquilinos que ali manifestam a sua presença, havendo mesmo alguns que permanecem fechados por este curioso motivo. Será verdade ou será apenas publicidade?
O outro hotel relacionado com o livro e o filme é o Hotel Timberline, que fica no Oregon. A sua imagem com neve (acima) é famosíssima, e todos recordamos provavelmente o sinistro Torrance, interpretado por Jack Nicholson, perseguindo o seu filho com um machado no labirinto nevado… No entanto, neste caso o estabelecimento é somente objecto de desejo apenas para cinéfilos, já que aqui não existem presenças fantasmagóricas. Mesmo assim, quem não sentirá um calafrio ao passar neste local, onde há décadas que se ouve a palavra redrum e as rodas de um triciclo?