mona lisa

O sorriso misterioso da Gioconda (Mona Lisa)

Uma das obras mais emblemática de Leonardo Da Vinci é sem dúvida a Mona Lisa. Este retrato, feito com a técnica do “sfumato” (sobreposição de camadas de tinta muito finas), expressa uma dúvida angustiosa. Apesar de existirem muitos estudos sobre o quadro, desconhece-se todavia a intenção real do autor quando captou o gesto da protagonista. Mas, porque são tão inquietantes os seus lábios e o olhar da Mona Lisa?

Supõe-se que a protagonista da Mona Lisa seria Lisa Gherardini, a segunda esposa de Francesco Bartolomeo del Giocondo. E porquê o nome “A Gioconda“? Esta parece a tese mais plausível, uma vez que se crê que teria posado para Leonardo quando tinha 23 anos e este a chamava carinhosamente de “dona ingénua“.

O autor desta teoria é o historiador italiano Giuseppe Pallanti, que estudou profundamente a história familiar de Bartolomeo. Não obstante, existem outros que a apontam como sendo uma cortesã e outros que vão ainda mais além, afirmando que se tratava do próprio Da Vinci. A primeira foi demonstrada pela universidade alemã de Heidelberg.

Mas qual o mistério afinal? Desde logo o seu sorriso. Mas do que se ri? Está realmente a sorrir? As interpretações são muitas. Uma delas afirma que estava grávida e que a posição das suas mãos mostra a sua felicidade (teve 5 filhos).

Além disso, não dá a sensação que olhando apenas para os lábios não está a sorrir, mas que se olharmos para outra parte já sorri? Um exemplo mais da genialidade de Leonardo (conseguiu um efeito visual bem patente). Mas continuemos a analisar o seu estado de ânimo. Não parece também que é um gesto, de certa forma malévolo? Ou que se trata de uma jovem a tentar seduzir o pintor?

Fosse o que fosse que Leonardo da Vinci pretendia, obviamente que o conseguiu. Muitas são as lendas nascidas com base neste quadro, em exposição no Museu do Louvre (Paris, França).

Quem alguma vez diria que o sorriso da esposa de um mercador, alguma vez seria o mais famoso da história? A arte não tem fronteiras e brinca com as fronteiras do tempo e do espaço.

<strong srcset=mona lisa” width=”600″ height=”933″ />

E tu o que pensas? Na altura em que foi retratada, estaria contente ou pelo contrário, dissimulava a sua angústia?
1

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...