nomes de anjos

Nomes de Anjos e Arcanjos Celestiais

Os anjos são seres espirituais que encontramos presentes nas três principais religiões monoteístas: cristianismo, judaísmo e islamismo. A sua função é assistir e servir a Deus e, em muitas ocasiões, agir como mensageiros no seu relacionamento com as pessoas. Quer sejam religiosos ou não, os nomes de anjos e arcanjos são tão importantes para a nossa cultura como os deuses do Olimpo foram para os gregos, razão pela qual o conhecimento dos nomes dos anjos é importante na nossa sociedade. E por isso hoje queremos partilhar convosco uma coleção de nomes de anjos e arcanjos juntamente com o seu significado. Não os perca e conheça todas as suas histórias.
nomes de anjos

Nomes de Anjos e Arcanjos

Os diferentes tipos de anjos, de acordo com a tradição religiosa, foram criados por Deus muito antes dos homens. O judaísmo considera-os filhos de Deus e membros do conselho divino. São seres de luz que servem a Deus e executam o que Ele lhes ordena que façam. As suas tarefas são principalmente introduzir a alma nas crianças recém-nascidas, recolhê-la dos mortos no momento da morte e servir como mensageiros entre a divindade e a humanidade. Este aspeto será perfeitamente refletido no significado dos nomes dos anjos e arcanjos.
A história dos anjos, contada pelas principais religiões, explica que eles viveram no Céu em harmonia e ao serviço de Deus quando um deles, Lúcifer, dominado pelo orgulho, quis ser como Deus. Ao comando de uma hoste de anjos rebeldes que o seguiram, tentaram tomar o seu lugar, mas os seus companheiros que se tinham mantido fiéis derrotaram-nos sob o comando do arcanjo Miguel.
Os anjos que seguiram Lúcifer tiveram as asas cortadas, foram expulsos do céu e caíram no abismo – o que conhecemos como o inferno. Aí Lúcifer tornou-se Satanás e representa o mal em todos os seus significados. Este é o mito principal que a religião católica nos expõe como a diferença entre as forças do bem e do mal. Por agora, preferimos concentrar-nos no bem, e partilhar consigo uma seleção de Nomes de Anjo e Arcanjo, abaixo!

O que é um Anjo / O que são Anjos?

Antes de começarmos, temos de nos perguntar: O que é um Anjo? A palavra anjo chegou-nos do latim, da voz “angelus”, e esta deriva da palavra grega “ἄγγελος” “ángelos” que significa “mensageiro”. Na cultura popular, conhecemos os anjos como seres celestiais, próximos de Deus e que muitas vezes atuam como intermediários entre Deus e os homens. Sabe-se também que foi um dos anjos que, no seu orgulho, se revelou contra Deus, coroando-se mais tarde como Satanás, sendo mais tarde derrotado, como explicamos acima, pelo Arcanjo Miguel.
Mas o que são os arcanjos? Bem, são também seres celestes, mas gozam de uma maior proximidade de Deus, o que os torna numa categoria superior à dos anjos.

Nomes de Anjos Masculinos

Embora, como mencionado acima, os anjos sejam seres andróginos (isto é, não têm sexo), os seus nomes são frequentemente associados pelas culturas como femininos ou masculinos. Se nos cingirmos ao conceito de anjo como os seres celestes que pertencem à nona coroa da hierarquia angélica, não há muitos nomes de anjos que sejam conhecidos. Entre os nomes mais comuns entre os anjos masculinos, está o genérico: “Anjo”.
  • Anjo: que significa “O mensageiro”.
  • Arariel ou Azariel: que, segundo o Talmud, é responsável pelas águas da terra e é invocado para ter uma boa captura de peixe.
  • Puriel: que aparece no apócrifo “Testamento de Abraão” e, juntamente com Dokiel, está encarregado de examinar as almas dos falecidos quando estes chegam ao céu.

Nomes de Anjos Femininos

Continuamos esta revisão dos nomes dos anjos e arcanjos com os anjos femininos, ou melhor, os nomes dos anjos que normalmente associamos aos seres femininos.  Entre os nomes de anjos femininos, encontramos alguns como:
  • Ariel: que significa “Leão de Deus” e aparece na Bíblia hebraica.
  • Abathar Muzania: mencionado nos escritos da seita gnóstica dos mandeístas e encarregado de pesar as almas dos mortos; também se diz ser o anjo da estrela polar.
  • Lailah: cujo nome significa “Noite” e segundo o Talmude ajudou Abraão nas lutas contra Sisera.

Nomes de Arcanjos

A palavra arcanjo acrescenta o prefixo “arco” a “angelos” para formar a voz grega αρχάγγελος (archangelos). Arco significa “aquele que comanda”, “aquele que lidera” ou “aquele que lidera”. Os sete arcanjos, na Igreja Católica, são uma alta hierarquia dos grupos de anjos, considerados como os principais, a cargo dos quais se encontram os outros 8 coros. Como assinalámos anteriormente, os arcanjos gozam de uma maior proximidade com Deus, e por isso gozam de uma posição mais elevada.
Os nomes dos arcanjos das principais religiões monoteístas são:
  • Aniel ou Hanael: que significa a “Alegria de Deus” e é normalmente representado com um manto verde esmeralda, carregando uma lanterna castanha. Ele é um dos 7 arcanjos da tradição judaica.
  • Nuriel: que significa “Fogo do Senhor” e é responsável por tempestades de granizo. Por vezes manifesta-se sob a forma de águia e é considerado o protector das mulheres grávidas.
  • Miguel: cujo nome significa “Quem como Deus?” e foi nomeado príncipe quando ele próprio derrotou Satanás. Entre outras funções, é responsável pela formação dos anjos da guarda. Se quiser saber mais sobre este arcanjo, convidamo-lo a ler o post: O Arcanjo Miguel: tudo sobre esta poderosa criatura.
  • Rafael: nome que significa “Deus cura” é considerado o protector dos noivos e também realiza curas.
  • Gabriel: cujo nome significa “Força de Deus” e é o principal enviado por Deus para trazer mensagens importantes aos seres humanos.
  • Shamsiel: é ele quem vigia os anjos caídos. O seu nome significa “Sol de Deus” e ele governa o 4º céu.
  • Raguel: quem representa a justiça e a harmonia, bem como a vingança e a redenção. O seu nome significa “Amigo de Deus”.
  • Uriel: que significa “Deus é a minha luz” ou “Fogo de Deus” é o guardião da chave que abrirá a porta para o inferno quando chegar o fim dos tempos, segundo o Apocalipse.
  • Azrael: que significa “a ajuda de Deus”. Para a cultura islâmica ele é o anjo da morte, também conhecido como o arcanjo que separa as almas dos corpos. Mas para a tradição cristã e hebraica ele é o encarregado de receber no céu as orações enviadas pelos seres humanos.
  • Sariel: cujo nome significa “Missão de Deus” sendo aquele que trouxe à humanidade o ensinamento de muitas coisas, entre elas o calendário lunar.
  • Remiel: que significa “trovão de Deus”, embora para alguns signifique “amor de Deus”. Ele é conhecido por ser o “guardião dos ressuscitados”.
  • Metatron: O seu nome significa “Little Yahweh”, e em alguns escritos ele é considerado o arcanjo mais poderoso. Acredita-se que ele seja o primeiro dos arcanjos.

Nomes de Anjos Caídos

Os seres espirituais pertencentes ao mundo angélico estão divididos em anjos e anjos caídos, aqui estão alguns nomes daqueles que são considerados tanto anjos como demónios. Alguns dos nomes de anjos caídos, são:
  • Abaddon ou Apollyon: que significa “Destruidor” e comanda um exército de gafanhotos. Para a maioria dos autores ele está ao serviço das trevas, mas alguns acreditam que ele pode estar ao serviço de Deus, poderia ele ser um espião duplo?
  • Dumah: encontramo-lo na literatura judaica. É considerado o anjo da morte, com mil olhos, que carrega nas mãos uma espada ardente e representa a destruição.
  • Gadreel ou Gaderel: Ele é considerado responsável por ter enganado Eva tomando a forma da serpente.
  • Maalik: que na tradição islâmica é responsável pela guarda do fogo do inferno.
  • Kushiel: também chamado “o inflexível” é aquele que castiga as almas do povo no inferno.
  • Lúcifer: cujo nome, ironicamente, significa “Portador da Luz” é o capitão dos anjos caídos. Diz-se que ele é o anjo mais belo e foi expulso do céu por causa do seu orgulho, como vimos anteriormente.
  • Satanás: acontece que, para o judaísmo, Lúcifer e Satanás são duas entidades diferentes. Satanás significa “adversário” em hebraico. Descubra também alguns enigmas sobre Satanás.
Terminámos a nossa compilação de nomes de anjos e arcanjos, por isso é tempo de o encorajar a participar na secção de comentários. Diga-nos, acredita que os anjos existem? Porquê? Conhece outros factos interessantes sobre a existência ou mitos sobre os anjos? Acredita no seu poder protector? Deixe-nos a sua opinião nos comentários, gostaríamos muito de a ouvir!
11

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...