A tradição de colocar velas sobre os bolos de aniversário acontece em diferentes regiões do mundo, assim como o acto de soprar as velas antes de partir o bolo. Mas qual é afinal a origem deste costume de pôr velas nos bolos?
O acto de soprar as velas de aniversário não é um costume novo. Acredita-se mesmo que já tem séculos. Vamos hoje contar a história e também a razão pela qual apagamos as velas do bolo de aniversário.
Qual a origem das velas nos bolos de aniversário?
O dia do nascimento de uma pessoa é especial e recordado todos os anos. Existem registos históricos há já milénios acerca de celebrações de aniversário, embora estas acontecessem nas classes mais elevadas da sociedade e nas elites.
Não há certezas sobre quem começou a tradição das velas nos bolos de aniversário, embora alguns a atribuam aos antigos gregos. Apesar disso, os primeiros registos datam do século XVIII, na Alemanha.
Os alemães há já muito tempo que têm a tradição de comer bolo no aniversário, especialmente quando o bebé celebrava o seu primeiro ano de vida. Mas foi apenas no século XVIII que foram acrescentadas as velas.
Existem duas interpretações sobre as razões pelas quais se acendem e sopram as velas nos bolos de aniversário. A vela era considerada a luz da vida e utilizava-se uma por cada ano. O acto de apagar as velas simbolizava o início de uma nova etapa.
A outra interpretação refere que as velas eram utilizadas para espantar a os maus espíritos, que se suponha estarem a perturbar a pessoa na data do seu aniversário, uma vez que este seria o momento onde estariam mais vulneráveis, especialmente as crianças.
Já em finais do século XVIII, os bolos de aniversário com velas deixaram de ser apenas para crianças e existem registos de nobres que mandavam fazer grandes bolos para poderem incluir uma vela por cada ano de vida.
Com o passar do tempo, os aniversários deixaram de ser celebrações reservadas apenas aos mais ricos e na Europa acabou por se massificar o bolo de aniversário com velas que o aniversariante deveria soprar como forma de dar início ao novo ano de vida.
Este costume foi exportado da Europa para os Estados Unidos e para outros países do continente americano, onde muitas vezes se misturava o aniversário com a tradição religiosa ajustada à cultura local. Com tudo isto, a verdade é que o acto de soprar as velas é hoje praticamente universal.
Ao soprar as velas pedimos um desejo esperando que o fumo o leve até algum poder superior.
Para algumas pessoas é uma superstição, mas para outros é apenas uma tradição bonita e um momento especial.
Mas não importa a simbologia. A verdade é que ninguém se safa de ter que soprar as velas do seu bolo de aniversário, independentemente da idade que tiver.