arcanjos

Os 7 Arcanjos | Quem são, História e Significado

arcanjosQuer você seja um crente ou não, certamente já ouviu falar de anjos e arcanjos. Esses seres celestiais que servem a Deus como mensageiros, já que é isso que significa o seu nome. Aparecem em inúmeros episódios bíblicos, tanto no Antigo como no Novo Testamento, e também os encontramos em outras religiões como o Islão.
Hoje queremos que você se junte a nós para conhecer os 7 Arcanjos e descobrir quem eles são, a sua história e o significado do seu nome. O sistema dos sete arcanjos, como um grupo, aparece pela primeira vez no livro de Enoque que, embora não esteja no cânone judaico, é aceito apenas pela igreja copta etíope, faz parte da tradição abraâmica.
Não podemos esquecer que para o Cristianismo o diabo é um anjo caído e seu chefe, Lúcifer, era um querubim a serviço de Deus. Lúcifer era de fato o mais bonito de todos os anjos, mas o orgulho o venceu. Ele queria se comparar com o próprio Deus e foi expulso do céu.

Os 7 Arcanjos: descubra quem são, sua história e significado

Embora esses seres celestiais sejam genericamente denominados “anjos”, segundo a angeologia eles têm uma hierarquia muito rígida, dividida em coros, e suas funções são altamente determinadas.
Se você analisar os 9 tipos de anjos, você vai pensar numa grande empresa na qual a função de cada departamento está perfeitamente atribuída e definida.
Os arcanjos, de acordo com esta hierarquia angelical, pertencem à “Terceira Hierarquia”, assim como os anjos. A diferença é que aos arcanjos são confiadas as missões mais importantes relacionadas com os seres humanos e também são os intermediários entre os anjos e os comandos superiores.
Os anjos são como que os trabalhadores do céu, onde ocupam a posição mais baixa e estão mais próximos dos humanos do que qualquer outro grupo angélico.

Saiba mais sobre a história dos Sete Arcanjos, um por um

Arcanjo Miguel

O Arcanjo Miguel é talvez o mais conhecido dos 7 arcanjos oficiais, já que judeus, cristãos e muçulmanos acreditam nele.
O seu nome significa “Quem é como Deus?” e como comandante dos exércitos divinos, ele derrotou Lúcifer enviando-o para o inferno.
As suas tarefas são, entre outras coisas, a formação dos anjos da guarda que protegem os humanos e o patrocínio da Igreja Universal.
Às vezes é representado com uma balança na mão com a qual pesa as almas do falecido no Juízo Final.

Arcanjo Gabriel

O Arcanjo Gabriel é o mensageiro celestial. O seu trabalho é levar mensagens importantes de Deus aos humanos.
Ele foi encarregue de anunciar a Maria que ela teria um filho.
O seu nome significa “força de Deus”.

Arcanjo Rafael

Juntamente com Gabriel e Miguel, ele é um dos três arcanjos admitidos pela Igreja Católica e Ortodoxa.
O seu nome significa “Deus cura” e ele é considerado o protector dos viajantes e peregrinos, da noiva e do noivo e das curas.
Tanto para o Islão como para os cristãos, O arcanjo Rafael será responsável por anunciar a data do Juízo Final.

Arcanjo Uriel

Este quarto arcanjo não é admitido pela Igreja Católica, mas pelos Ortodoxos ou Coptas.
O seu nome significa “Fogo de Deus”. No final dos tempos será ele o encarregado de abrir a porta do inferno, pois é o guardião da chave.

Arcanjo Raguel

Raguel é um dos 7 arcanjos de Enoque e o seu nome significa “Amigo de Deus”.
Para as tradições que o admitem, representa harmonia, redenção e justiça, mas também vingança.

Arcanjo Sariel

Sariel é considerado um professor para os seres humanos a quem ensinou muitas coisas. Entre eles, o calendário lunar ou as regras de higiene religiosa.
O seu nome significa “Missão de Deus” ou “Mandamento de Deus”.
Para os muçulmanos, ele é um dos anjos da morte e está relacionado com Metatron.

Arcanjo Remiel

O nome do arcanjo Remiel significa “o trovão de Deus”. A sua missão é cuidar dos ressuscitados. Cabe a ele decidir quanto tempo os justos terão que esperar pela sua recompensa, e ele envia as “verdadeiras visões” aos humanos.
Em alguns escritos, ele é também chamado de “Jeremiel” ou “Yeremiel”. Alguns estudiosos do Livro de Enoque apontam que há alguma confusão com seu nome e marcam a distinção entre Ramiel ou Aramiel que comanda um grupo de 200 anjos caídos e o arcanjo Remiel, embora outros o considerem o mesmo ser celestial.
Existem muitas pessoas que sentem grande devoção a esses seres angélicos e frequentemente oram aos arcanjos para pedir sua ajuda.
Como última curiosidade sobre os sete arcanjos, você pode estar interessado em saber por que o nome de todos eles termina em “EL”: esta desinência significa “de Deus” ou diretamente “Deus”. Sabia?
Você conhecia os 7 arcanjos? Você sabe mais sobre sua história ou seu significado? Partilhe connosco!
3

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...