leis mais idiotas

As leis mais idiotas que existiram nos Estados Unidos

leis mais idiotasAs leis são as bases sobre as quais é construída e avança a sociedade, e sem elas seria impossível uma convivência civilizada e em paz. Mas quando se trata de leis idiotas, é assombroso o nível a que podem chegar as iniciativas de alguns legisladores, e mais incrível ainda é estas terem sido mesmo aprovadas.

As leis que vamos ver a seguir são fruto de outras épocas, outros costumes e outra forma de pensar, mas que continuaram válidas porque ninguém se lembrou de acabar com as mesmas. Mesmo sem serem aplicadas, são leis que certamente farão Montesquieu, autor do livro o espírito das leis, dar voltas no túmulo.

Estas são 6 das leis mais estúpidas que existiram nos Estados Unidos:

 

No Arkansas é permitido ao homem bater na mulher uma vez por mês

Como se fosse uma regulação de um mercado ilegal, mas neste caso trata-se de bater nas mulheres.

Estes devem ser cuidadosamente administrados pelo homem. Ninguém quer chegar a casa depois de um dia de trabalho e não poder bater na mulher. Não sabemos é como é que o sistema fiscaliza e pode evitar que um homem se esqueça se num determinado mês já cumpriu com a sua obrigação. No entanto, acho que isso será o menos preocupante desta lei.

 

No Alasca não se pode sussurrar ao ouvido de ninguém durante a caça aos alces

O propósito desta lei talvez seja conseguir mais eficácia durante a caça. Por isso toca de evitar sussurrar ao ouvido do caçador porque isso pode afectar a pontaria ou afugentar a presa e aqui ninguém quer que se salve a vida de um animal indefeso. Por essa razão é que não haverá nenhuma lei que proteja o animal de receber um tiro de um caçador concentrado e focado no objectivo pois ninguém lhe pode sussurrar nada ao ouvido.

Apesar disso, há uma coisa que não está bem explicita na lei: Será que em vez de sussurrar ao ouvido, se pode gritar? Suponho que sim.

 

Em Oakland na Florida, as bisbilhotices são ilegais

Proibir a bisbilhotice é quase como proibir a conversa em certos lugares. Imaginem um escritório sem intrigas, uma escola sem bisbilhotices ou uma cabeleireira sem fofocas. Como muitas destas leis estúpidas, o que podemos perguntar é “no que é que estavam a pensar” ou como é que se fiscaliza o cumprimento da lei?

Talvez um inspector tenha a tarefa de ir percorrendo os lugares de trabalho e ir descobrindo que todos deixam de falar assim que ele entra na divisão.

 

No Connecticut é proibido ver ovnis

Qualquer um poderá admitir que o propósito desta lei até será nobre. Que terá a intenção de evitar o aparecimento de mitos de pessoas que garantem ter visto marciano sem qualquer prova ou evidência. Mas a proibição é realmente curiosa e inovadora, uma vez que não é ilegal difundir que se viu um ovni, apenas o facto de o ter visto. Proíbe algo que não se pode evitar por decisão própria. É algo como proibir escutar o trote de um unicórnio.

 

Em Maryland não se pode beijar em público por mais de um segundo

Ou seja, não se pode beijar. Um beijo de um segundo não é um beijo. Provavelmente os cidadão de Maryland que gostam de Hitchcock talvez tenham adoptado o mesmo método que este utilizou para enganar a regulamentação que um beijo no cinema não podia durar mais de três segundos: numa cena célebre com Cary Grant e Ingrid Bergman em Notorious (1946), o director assegurou-se que esta estivesse em conformidade com essa lei fazendo os actores interromper brevemente o beijo a cada dois segundos e meio, para logo o retomar, conseguindo assim o que é considerado “um dos beijos mais íntimos e eróticos” do cinema.

 

No Kentucky a lei diz que qualquer um que tenha bebido está sóbrio desde que se consiga manter em pé

Finalmente uma lei razoável, uma lei que especifica quais são os limites entre estar sóbrio e embriagado, limites que de outra forma são bastante difusos e complexos, e que obrigam a arbitrariedades como controlo de alcoolemia ou outras mais informais, como o nível de articulação vocal da pessoa a falar. Esta é uma lei que realmente simplifica as coisas.

 

E tu conheces alguma lei estúpida como estas?

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...