ilha das maquinas

A Ilha das Máquinas em Nantes

ilha das maquinasA Ilha das Máquinas é um maravilhoso parque temático localizado na cidade de Nantes, nas margens do rio Líger (Loire, em francês), sendo o resultado da união dos trabalhos e invenções de Leonardo da Vinci com as obras de Júlio Verne, os quais foram adaptados ao nosso mundo actual pela mão de François Delarozière e Pierre Orefice, pertencentes à companhia “La Machine”, encarregue de dar forma e vida às criaturas mecânicas que podemos contemplar no parque. As instalações e oficinas ocupam o lugar dos antigos estaleiros da cidade, sem uso desde finais da década de 80.

As máquinas existentes no parque foram inspiradas nos desenhos de Leonardo da Vinci e de Júlio Verne, mas adaptados à cultura “steampunk”, tendo este parque sido concebido como um grande laboratório e oficina, onde os visitantes podem contemplar e até mesmo experimentar uma serie de máquinas disponíveis em cada momento (umas 35 actualmente). À medida que visitamos os “laboratórios” onde são criadas estas máquinas podemos ouvir as histórias contadas pelos seus criadores, ao mesmo tempo que as vemos em movimento.

A Ilha das Máquinas tem três níveis. No nível inferior temos a exposição dedicada às profundezas abismais e às suas criaturas, o nível médio é sobre o mundo submarino e no superior sobre a superfície do mar, onde podemos ver barcos a enfrentar tempestades, curiosos navios atacados por cavalos-marinhos e monstros marinhos de todo o género e feitio.

Entre os engenhos que podemos encontrar na Ilha das Máquinas, há que destacar o “Elefante dos Sonhos”, capaz de se mover e transportar 30 pessoas no seu interior, tendo nada menos do que 12 metros de altura e pensando 40 toneladas, entre metal e madeira. O parque ainda não está totalmente pronto, mas estima-se que a data de finalização será lá para o ano de 2019, data em que se espera terminar o próximo grande projecto conhecido como “A Árvore das Garças”, uma colossal árvore de metal coberta por uma enorme variedade de plantas exóticas e com 35 metros de altura.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...