gagos

Gagos famosos

gagosAs pessoas que sofrem de gaguez, têm frequentemente dificuldades de comunicação a até mesmo, nos casos mais extremos, de integração na sociedade. No entanto, alguns gagos ficaram famosos e deixaram a sua marca para a posteridade, apesar do seu transtorno de dicção.

O gago mais famoso talvez tenha sido Jorge VI, em cuja vida se inspirou o filme “O discurso do rei“. Este monarca foi um jovem tímido e complexado, cuja gaguez era devida a traumas sofridos na infância que não conseguiu superar. Como não estava previsto que herdasse a coroa (estaria destinada ao seu irmão mais velho), nunca se pensou que haveria quaisquer problemas para a casa real.

No entanto, o seu irmão abdicou da coroa para casar com uma americana divorciada. E foi assim que aquele garoto introvertido e esquivo se tornou rei de Inglaterra. Não era capaz de pronunciar o fonema /k/ e evitava os discursos. Após dez meses com o terapeuta da fala Lionel Logue, conseguiu finalmente vencer o problema.

Charles Darwin também era gago, tal como o seu avô. Apesar de ter verdadeiras dificuldades na pronúncia de certos vocábulos, era recordado como sendo um interlocutor agradável, de voz pausada e com um tom baixo.

Segundo os historiadores, outra pessoa famosa que sofria também de gaguez era Miguel de Cervantes. O autor de “Dom Quixote” tinha problemas de dicção desde tenra idade, mas isso não o impediu de se tornar num grande romancista.

Apesar de ser um grande orador, Demóstenes sofreu na própria pele o escárnio de todo um auditório após a sua primeira intervenção pública. Mas a zombaria não derrubou o orador e político grego, que esteve durante vários anos a treinar até conseguir ultrapassar o problema.

Um dos homens mais influentes do século XX, Winston Churchill, também era gago. Mas soube usar este “defeito” em benefício próprio e transformou-o mesmo em nota humorística e num toque de complexidade que caracterizava os seus discursos.

Vítima de escárnio foi também o imperador Cláudio, que era gozado desde pequeno. Outros gagos famosos foram o actor James Stewart e James Earl Jones (actor que dava a voz ao mítico Darth Vader).

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...