Matsuri Hadaka

Hadaka Matsuri, uma curiosa celebração japonesa

Matsuri HadakaA cerimónia do Matsuri Hadaka, cuja origem remonta a cinco séculos atrás no Japão, começou como sendo uma competição entre iniciados para conseguir um dos talismãs de papel (chamados Go-o) que eram distribuídos pelos sacerdotes e que representavam o final do treino a que eram submetidos. Devido à pouca resistência do papel, estes amuletos foram rapidamente substituídos por barras de madeira (Sgingi), e como no caso dos anteriores, conseguir um traria boa sorte durante o ano seguinte a quem o possuísse.

As primeiras celebrações do Matsuri Hadaka aconteceram na cidade de Okayama, onde actualmente se celebra a maior delas, uma vez que o Matsuri Hadaka está muito difundido por todo o Japão. Apenas em Okayama a festa congrega cerca de 10.000 pessoas, todas elas participando numa competição por conseguir uma das 2 barras de madeira, 2 para 10.000 competidores. Quem conseguir um Shingi deve atravessar a multidão com a placa junto ao corpo, até a conseguir cravar verticalmente num caixa cheia de arroz.

Até aqui tudo parece normal, mas existe uma variante desta festa popular onde os participantes devem ir vestidos com o mínimo (em roupa interior) e um escolhido faz de amuleto, esse sim, completamente nu. Esta variante provém de uma tradição xintoísta, que diz que um homem sem roupa pode absorver a má sorte de quem lhe toque.

O processo de preparação do escolhido passa por passar três dias isolado, comendo apenas arroz e agua, para além de depilar totalmente o seu corpo. Neste caso, o homem-amuleto sacrifica-se pelos demais, ficando com as suas más energias e sendo depois desterrado do povoado (claro está, de forma simbólica). Não deve ser fácil fugir de milhares de pessoas que o tentam tocar, e realmente a celebração tem os seus riscos, mas é uma das mais originais e estranhas tradições do Japão.

1

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...