À primeira vista, a cidade de Austin no Texas, parece uma bela e tranquila urbe, bem planificada e com edifícios elegantes. Um dos mais conhecidos e antigos é o Capitólio, o maior dos Estados Unidos e que foi construído em finais do século XIX. No entanto, esta aparência de normalidade esconde um coração freak que transformou Austin na que será provavelmente a cidade mais original e “estranha” da América.
A própria urbe orgulha-se desta classificação e existe inclusivamente uma associação com o nome de Keep Austin Weird (Mantenha Austin Estranha). Inicialmente foi somente uma iniciativa dos comerciantes, mas toda a população gostou e assumiu o slogan. Actualmente podemos encontrar na cidade todo o género de excentricidades, das mais interessantes às mais divertidas.
Provavelmente uma das excentricidades mais conhecidas é a Catedral do Lixo. Trata-se de uma enorme construção criada por Vince Hannemann, um habitante de Austin que nos anos 80 começou a construir uma estrutura com as sobras da sua casa. Depois os seus vizinhos foram também levando-lhe mais coisas, e actualmente a Catedral eleva-se até alturas já vertiginosas, cheia de curiosos recantos e com um estilo inconfundivelmente industrial. Este lugar pode ser visitado por qualquer um, mas o senhor Hannemann agradece qualquer donativo que se possa dar.
Também podíamos apelidar de excêntrico Albert ‘Leslie’ Cochran, provavelmente a personagem mais popular de Austin. Cochran faleceu em 2012, mas durante muitos anos andou a chamar a atenção do público em geral sobre a situação das pessoas sem tecto, vestido de mulher na maior parte das vezes (daí o seu apelido Leslie). Era um revolucionário de rua, mas quase conseguiu ser eleito presidente de câmara da cidade, e que toda a urbe recorda com carinho.
E para terminar, outro lugar de Austin que não se pode perder: o Ginny’s Little Longhorn Saloon, localizado no número 5434 da Burnet Road. O bingo aqui existente, leva a que aqui venham curiosos e jogadores todas as semanas: o protagonista é uma galinha, que tem uma forma curiosa de escolher o vencedor…