Curiosidades do Mali

50 Curiosidades do Mali, país do ouro e do sal

Mali é um dos maiores países de África. No seu território fica a lendária cidade de Timbuktu. É um país rico em história, diversidade étnica e cultural e fica localizado na região noroeste de África.
Junte-se a nós para conhecer 50 curiosidades do Mali, o antigo país do ouro e do sal.
É um país sem litoral. É o oitavo maior país do continente africano. O deserto ao norte e a savana ao sudoeste cobrem sua geografia que esconde importantes riquezas em ouro, urânio e sal. No entanto, sua população, que ronda os 19,5 milhões de pessoas, é uma das mais pobres da África, dedicando-se especialmente à agricultura.
Curiosidades do Mali

50 Curiosidades do Mali

1. Mali é um dos países mais quentes do mundo, pois é atravessado pelo equador térmico.
2. Com pouca chuva, as secas são muito frequentes.
3. Uma das curiosidades do Mali é ter três áreas muito diferentes. A primeira é a zona do Saara, muito árida a norte, a segunda semi-árida do Sahel e a terceira onde as plantações são abundantes e onde vive a maioria da população do país.
4. O território do Mali é atravessado pelos rios Senegal e Níger que fazem do sul do país a região mais fértil.
5. Pelas pinturas rupestres encontradas, acredita-se que a região do Mali já era habitada em 50.000 a.C.
6. Milênios depois, três impérios importantes foram estabelecidos no território: Gana, Songhai e Mali. Neles floresceu a matemática, astronomia, arte e literatura.
7. A situação política no Mali é muito complicada. Foi uma colônia francesa desde o século XIX, um século depois juntou-se ao Sudão para se tornar independente da França e em 1960 tornou-se a Federação do Mali. Em 1991, foi transformado num estado democrático. Desde o início do século XXI que as tribos tuaregues do norte lideraram várias rebeliões, eventualmente se fundindo com o grupo islâmico Ansar Dine. A França e as Nações Unidas auxiliam desde 2013 na luta contra este grupo e em 2015 foi assinado um tratado de paz. Apesar disso, o Mali ainda é considerado um país inseguro devido ao surgimento de novos grupos islâmicos.
8. O ouro está a ser extraído em abundância no sul do Mali. É o terceiro maior país produtor de ouro da África, depois da África do Sul e do Gana.
9. Apesar de ter tanto ouro, Mali é um dos países mais pobres do mundo. Sua população subsiste com menos de US $1.500 por ano.
10. As mulheres têm em média 6 filhos, o que torna sua taxa de natalidade a terceira mais alta do mundo.
11. Estima-se que o Mali, em 2021, ainda possa ultrapassar os 21 milhões de habitantes e que em 20 anos terá duplicado a sua população.
12. A poligamia é legal no Mali e amplamente praticada, e é relativamente normal para um homem ter duas esposas. O futuro marido tem a obrigação de declarar sua preferência pela poligamia ou monogamia antes de se casar e se no momento em que optou pela monogamia, precisa do consentimento da primeira esposa para contrair um segundo casamento. Longe de desaparecer, a poligamia continua firmemente estabelecida no país, mesmo entre os mais educados ou jovens. No entanto, tem havido muitos problemas com a imigração de Mali para nações ocidentais como a França; que está até considerando promulgar leis mais duras contra a poligamia.
13. Mali é um país de trânsito e atualmente canaliza uma grande parte da migração ilegal para a Europa, razão pela qual o tráfico de pessoas dentro de seu território está aumentando.
14. 10% da população do Mali é nómada.
15. Uma das curiosidades do Mali é que embora seja um país sem costa, a pesca é uma das suas principais fontes de riqueza com mais de 200 espécies de peixes.
16. O rio Níger tem um delta interior com dezessete áreas de proteção de pássaros, dez das quais incluem pântanos. As espécies de garças que você pode ver no delta interior do Níger são notáveis.
17. No passado, no Mali, era comum caçar peixes-boi no rio Níger. Por estarem em perigo de extinção, a sua captura foi proibida.
18. O Mali também é o lar de uma das duas únicas espécies de elefantes do deserto que, devido às ações da guerrilha e dos traficantes, também está em perigo de extinção. Existe um projeto internacional para salvar esses elefantes.
19. A bandeira do Mali tem três listras: verde, amarela e vermelha. O verde é para a fertilidade da terra, o amarelo simboliza o ouro e a pureza deste mineral e o vermelho representa o sangue derramado durante a independência da França.
20. Bamako é a capital do Mali. Tem uma população aproximada de 2,5 milhões de habitantes e fica nas margens do rio Níger.
21. Bamako é uma das capitais de crescimento mais rápido da África.
22. Uma de suas atrações são os coloridos mercados que lotam suas ruas.
23. Ao norte de Bamako, a capital do Mali, fica o maior parque e reserva nacional: o Parque Nacional Bouche du Baoulé. Infelizmente, apenas macacos permanecem nela porque a ação do homem matou as girafas, gazelas, chimpanzés e leões que nela viviam.
24. Existem outros parques nacionais importantes no país, como Wongo e Kouroufring e a Reserva da Biosfera Bafing, que abriga o Santuário do Chimpanzé Bafing.
25. Outra curiosidade do Mali é a cidade de Timbuktu. É uma cidade lendária com séculos de história e três importantes mesquitas.
26. Timbuktu era obrigatório para as caravanas de sal e, durante séculos, o sal valia quase tanto quanto o ouro.
27. No passado, Mali foi um grande centro comercial e cultural. Na cidade de Timbuktu existe ainda a Universidade de Timbuktu, que foi uma das mais antigas e famosas universidades da África e do Oriente Médio.
28. Esta universidade islâmica foi fundada entre os séculos XV e XVI e era um centro para estudiosos islâmicos que também apresentava um próspero comércio de livros. Muitas dessas cópias ainda estão preservadas, especialmente os textos gregos.
29. Outra curiosidade do Mali é a Grande Mesquita de Djenné, o maior edifício de adobe do mundo.
30. Em Gao, você verá um estranho edifício do século XVI, muito semelhante a uma pirâmide em degraus. Na verdade, é uma tumba.
31. Um dos problemas atuais do Mali é a poluição da água. Até a fruta deve ser lavada com água com cloro ou outro meio de desinfecção antes de ser consumida.
32. Uma das curiosidades do Mali é que sua língua oficial é o francês, mas a língua mais falada é o bambara. Para além destas, existe mais uma dúzia de línguas nacionais.
33. As tradições do Mali são muito variadas, já que no país você pode encontrar mais de dez grupos étnicos; entre eles, os Bambara (34%), os Fulani (15%), os Sarakole (11%) ou os Senufo (10%), que são os mais numerosos.
34. Entre as tradições do Mali está a roupa que eles usam todos os dias e que é chamada de “boubous”. São túnicas soltas, muito coloridas e confortáveis.
35. O pano tradicional é chamado de “bogalanfini” e só é fabricado nesta parte da África. É feito à mão e tingido com plantas da região. Os desenhos são feitos seguindo padrões de argila fermentada.
36. As mulheres usam tecidos combinando com as túnicas para cobrir a cabeça.
37. Os desenhos dos “bogalanfini” são tão distintos quanto os dos tartans escoceses. Não pertencem a clãs, mas são típicos de populações, regiões ou artistas específicos.
38. No Mali, joga-se muito “wari”, um jogo de tabuleiro que consiste em capturar as fichas ou “sementes” do adversário. É praticado entre duas pessoas.
39. A dança é outra das curiosidades do Mali. É muito importante nas festas tradicionais e é acompanhado por máscaras características.
40. Os Dogon, etnia que vive no centro do país, possuem mais de 75 máscaras rituais diferentes para suas danças tradicionais.
41. No Mali, como em outros países da região, é fácil encontrar “jelis” ou “griots”. São contadores de histórias que costumam ser acompanhados por música. Eles são os repositórios da tradição oral do país.
42. Também há mulheres no Mali que agem como griots e são conhecidas como “yelimusas”.
43. Infelizmente, a mutilação feminina é praticada no Mali, especialmente entre os Dogon.
44. Os Dogon, que já dissemos que vivem no centro de Mali, são um grupo étnico com costumes e crenças religiosas fortes e profundamente enraizadas. Quando as mulheres estão menstruadas são consideradas impuras e são separadas do grupo por 5 dias em que vivem em uma cabana construída para esse fim. Até os utensílios de cozinha são exclusivos delas.
45. A comida do Mali é baseada em milho painço e arroz, aos quais é adicionado cuscuz no norte. Costumam lavar os alimentos com molhos feitos com vegetais como espinafre ou amendoim.
46. O maafe ou ensopado de amendoim, um prato típico de muitos países da África Ocidental, é originário do Mali. Os Mandingos e Bambara do Mali foram seus criadores. Pode ser feito com carne de vários animais e regado com molho de tomate e amendoim.
47. Além da comida do Mali, você pode experimentar a bebida típica que é Djablani. É feito com suco de hibisco ou baobá misturado com gengibre. Parece muito, muito revigorante.
48. Embora seja um país de maioria muçulmana, as bebidas alcoólicas não são proibidas, embora os locais desaconselhem o seu consumo.
49. A taxa de mortalidade infantil é a nona maior do mundo. 69 em cada mil crianças nascidas normais morrem antes de seu primeiro aniversário. Esse número é muito alto. Em Portugal, esse valor é de 3,3 por cada mil, e no Brasil 7,9.
50. O Mali tem questões importantes a resolver antes de se tornar um país moderno. Entre elas, a mutilação genital feminina e a proteção dos direitos da criança.

Outras curiosidades

Você conhecia essas curiosidades do Mali? Ficou surpreso ao saber que tem o maior edifício em adobe do mundo ou que é o terceiro maior produtor de ouro da África e, apesar disso, é um dos países mais pobres do continente?
Adorámos descobrir todas essas curiosidades sobre o Mali! Se você conhece alguma informação curiosa sobre o Mali que não tenhamos mencionado, partilhe conosco para que possamos expandir a lista!
7

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...