crânios de cristal

12 Mistérios que a ciência simplesmente não consegue explicar

A civilização humana está aqui na Terra há muito tempo (e o planeta Terra está cá há muito mais tempo ainda). Portanto, faz todo o sentido haver muitos mistérios sobre as antigas civilizações. E certamente ainda muitos outros mistérios haverá…
Mas hoje vimos apresentar 12 descobertas misteriosas e estranhas feitas pelos arqueólogos sobre factos e civilizações antigas. A ciência ainda terá muito por explicar, porque mesmo quando existem explicações, estas são são suficientes para explicar totalmente as dúvidas.
Podemos dizer que existe muita especulação sobre estes achados, mas a verdade é que também são situações absolutamente extraordinárias, e consequentemente também sujeitas a explicações fora do normal.

 

A anomalia do Mar Báltico

anomalia no mar bálticoUma equipa de mergulhadores suecos descobriu um objecto grande, em forma de disco no fundo do mar Báltico. Sabe-se que a formação está sobre um pilar e inclui uma estrutura semelhante a uma escada, que conduz a um buraco escuro. Ninguém sabe muito bem qual a sua origem e a sua função.

 

A bateria de Bagdade

bateria de bagdadeEsta bateria foi encontrada no Iraque, tendo sido datada como pertencendo ao período de 200 a 500 AC. Esta espécie de vaso terá sido criada na Mesopotâmia e parece ter cobre e ferro no seu interior, ou seja os elementos para a criação de uma pequena bateria eléctrica, muitos anos antes da humanidade supostamente saber sequer o que era a electricidade.

 

Crânios de Cristal

crânios de cristalSão esculturas feitas de quartzo claro ou branco e que serão supostamente os artefactos mesoamericanos pré-colombianos (civilizações aztecas ou maias). Não existem marcas de terem sido esculpidos, pelo que é difícil determinar se são realmente objectos antigos. Há mesmo quem diga que têm poderes mágicos…

 

Pirâmide do Primeiro Imperador da China e o Exército de Terracota

exercito de terracotaDiz-se que debaixo desta pirâmide havia um rio de mercúrio e uma pequena cidade, juntamente com o túmulo de Qin Shi Ho, o primeiro imperador da China. Aqui está também o famoso exército de terracota a guardar o túmulo do imperador. Foram encontrados altos níveis de mercúrio no solo perto do túmulo em escavações recentes. Será que haverá alguma verdade nos mitos?

 

Voadores de ouro pré-colombianos

antigas maquinas voadorasEstes pequenos modelos aparentemente representam pequenas máquinas voadoras ou aviões. No entanto, apenas em 1709 é que a humanidade criou um artefacto que voava, a famosa passarola do padre Bartolomeu de Gusmão. Então, como é que as antigas civilizações sabiam o suficiente sobre o voo para fazer modelos de máquinas voadoras?

 

Dinossauros e humanos a coexistir na mesma época

homens e dinassaurosEmbora se tenha provado que muitos destes fósseis eram falsos, existem contudo algumas amostras de pegadas de humanos e dinossauros que estão juntos na mesma camada de rochas antigas, o que representa um grande mistério. Se fossem reais, isto teria imensas repercussões na teoria da evolução das espécies.

 

Radioactividade encontrada em cidades antigas

radiocatividadeEm Harrapa e Mohenjo-Daro, os níveis de radiação são tão altos nas ruínas que se especula ter havido uma explosão atómica que matou todo o povo que aqui habitava. Muitas pessoas pensam que isto é simplesmente ridículo, e as teorias estão cheias de pseudociência, mas continua em aberto qual é afinal a fonte da radioactividade.

 

Pedras talhadas em Puma Punku

pedras antigasNa Bolívia há um complexo de templos de grande tamanho que inclui pedras perfeitamente talhadas da civilização Inca. Segundo as tradições incas terá sido aqui que o mundo foi criado e estes templos terão sido construídos pelos deuses (extraterrestres?). Esta pedra é tão precisa que não se sabe como foi possível ter sido construída há tanto tempo.

 

O Manuscrito Voynich

manuscrito voynichEste manuscrito é comprovadamente da Idade Média, mas até à data ninguém o conseguiu decifrar com precisão. Pensa-se ser um livro de medicina, mas ninguém sabe o que é ou o que está lá escrito. O manuscrito Voynich é um dos casos mais famosos da história da criptografia.

 

O Mecanismo de Antiquitera

antiquiteraEste mecanismo da época helénica é o equivalente antigo a um computador moderno. Pensa-se que tenha sido desenvolvido para prever as posições astronómicas e os eclipses. O mistério que rodeia o mecanismo de Antiquitera reside no facto de nada parecido ter sido construído durante muitos séculos. Quem inventou esta tecnologia e porque se perdeu no tempo?

 

Resíduos de cocaína e tabaco em múmias egípcias

mumias egipciasResíduos destas drogas foram encontrados nas múmias egípcias. Pensa-se que não existiu qualquer contacto transoceânico entre África e a América do Sul nos tempos antigos. Então como é possível a existência das drogas no antigo Egipto? Mais um grande mistério…

 

Canalizações antigas na China

antigas canalizaçõesEstes tubos são uma prova da existência de canalizações na Antiga China. Os tubos foram localizados em três cavernas no Monte Baigong. Existem provas de outros tubos e canalizações um pouco por todo o mundo, havendo muitas pessoas que julgam que estes avanços tecnológicos são um rastro de vida extraterrestre que visitou a Terra.

 

As Esferas Gigantes de Pedra da Costa Rica

esferas gigantes costa ricaOs cientistas não fazem ideia de quem, como, e por que razão foram feitas estas esferas. As esferas foram feitas com uma precisão incrível, mas infelizmente muitas foram vandalizadas, e outras roubadas ou vendidas ilegalmente, pelo que existem apenas umas poucas actualmente. Há muitos mitos sobre as esferas. Alguns dizem que são provenientes da Atlântida…

 

O mais frustrante sobre destas descobertas e mitos é que por muitas investigações científicas que sejam feitas, nunca saberemos exactamente o que esteve na sua origem. O mistério é uma parte maravilhosa da vida, mas também é um pouco frustrante não sabermos qual a verdade sobre muitas coisas…
Ajuda a partilhar estas descobertas misteriosas e incríveis com os teus amigos.
E tu? O que achas que aconteceu?

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...