tornado

Tornados em Portugal

tornadoOs tornados são um dos fenómenos atmosféricos mais espectaculares da natureza. São produzidos por uma coluna de ar que circula de forma extremamente violenta e que entra em contacto com a superfície da Terra. Embora possam ter diferentes tamanhos e formas, não há duvida que se trata de um dos fenómenos atmosféricos mais importantes que conhecemos.

Os tornados costumam ocorrer em determinadas regiões do planeta, sendo muito menos frequentes em países como Portugal. No entanto, a meteorologia é uma ciência ainda muito imprecisa e vimos cada vez mais a aparecerem noticias sobre estes fenómenos naturais.

De uma forma geral e analisando dados referentes à ocorrência de tornados na Península Ibérica, verifica-se que o seu número é cada vez maior. As horas em que este fenómeno costuma produzir-se é entre as 12h00 e as 18h00, devido principalmente ao aquecimento diurno.

Outro fenómeno natural que acontece no território nacional e também de grande espectacularidade são as trombas de água. Recordemos que as trombas de água são um impressionante e intenso remoinho produzido sobre um corpo de agua (mar, rios, lagos, etc.) e em contacto com nuvens chamadas conhecidas por super-células. Há noticias sobre trombas de água ocorridas não só junto à costa de Portugal continental, mas também junto às Ilhas dos Açores e da Madeira.

No entanto e apesar do aumento do numero de tornados no nosso país, continua a ser um fenómeno atmosférico (felizmente) pouco frequente.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...