cosmos

20 Curiosidades do Universo | Impressionantes (Com Imagens)

O Universo «é a totalidade do espaço e do tempo, de todas as formas de matéria, energia, impulso, leis e constantes físicas que as governam», mas esta designação também é utilizada como sinónimo de «cosmos» e a ciência que o estuda é a «cosmologia». Os pilares desta ciência são a astronomia e a física, que as descrevem, e que estudam os fenómenos que encontramos no Universo. Esclarecidos estes conceitos, vem connosco nesta viagem pelas curiosidades do Universo, e deixa-te surpreender com as maravilhas do cosmos.
Vamos até mesmo superar os limites do nosso planeta, indo para além das impressionantes curiosidades do nosso mundo e entrar por lugares ainda mais misteriosos.
Certamente que entre as curiosidades do Universo que queres conhecer estão a sua idade e as suas dimensões. Então aqui vai:
Curiosidades do Universo
1.  Estima-se que o Universo tem, nada mais, e nada menos do que… 13.820 milhões de anos!
2.  O tamanho não se sabe com exactidão já que está em contínua expansão. No entanto, os cientistas estimam (baseando-se num fenómeno chamado «desvio para o vermelho») que tem pelo menos um diâmetro de 46 mil milhões de anos-luz. Em todo esse espaço, deve haver imensas estrelas e galáxias, não?
3. Com os dados que o telescópio espacial Hubble nos deu, calculou-se que no Universo haverá mais de 100 mil milhões de galáxias. No entanto, estimativas mais recentes feitas em simulação de computador apontam para que existam realmente mais de… 500 mil milhões de galáxias!
Curiosidades do Universo
4. Se queres saber quantas estrelas há no Universo, o número é esmagador: 70 mil milhões de triliões! É inimaginável! E podem ser ainda mais. Embora este número varie conforme o astrónomo, basta dizer que estão todos de acordo em haver mais estrelas no Universo do que todos os grãos de areia existentes nas praias da Terra.
5. Queres saber qual é a maior estrela conhecida até ao momento? Chama-se UY Scuti e é uma estrela supergigante vermelha. O seu tamanho é 1708 vezes maior do que o nosso Sol e se fosse colocado no seu lugar, engoliria tudo o que existe até à órbita de Saturno.
curiosidades do mundo

Curiosidades do Universo: o Sistema Solar

A Terra, o nosso querido planeta, fica como todos sabemos no Sistema Solar. Vamos agora conhecer algumas curiosidades sobre o Sistema Solar!
Uma das coisas que todos aprendemos na escola foi o nome dos planetas. Este dado que parecia imutável teve uma variação há alguns anos. Assim, quantos planetas existem actualmente no Sistema Solar?
sistema solar
6. Os planetas do Sistema Solar são: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno. Plutão já não é considerado um planeta.
7. Os planetas do Sistema Solar dividem-se em interiores e exteriores. Os interiores são mais pequenos, têm uma composição rochosa e núcleos de ferro e níquel. Para além disso têm poucos satélites. São eles: Mercúrio, Vénus, Terra e Marte. Os planetas exteriores maiores, juntos representam 99% da massa que orbita em volta do Sol. São Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno. São os chamados «planetas jovianos», em honra a Júpiter que é o maior, entre todos.
8. Se queres acrescentar um dado curioso à questão: quais são os planetas do Sistema Solar? Vamos responder que está a ser estudada a possibilidade de existir um nono planeta a que os astrónomos chamam Phattie (gordinho).

Aqui ficam outras curiosidades sobre o Sistema Solar:

9. Fora do Sistema Solar existem também planetas. São conhecidos como exoplanetas e são muito difíceis de detectar. Até ao momento foram descobertos mais de 2000 planetas para lá do Sistema Solar.
10. No nosso sistema solar há imensos cometas. Os cometas são como que bolas de neve espaciais. São feitos de rochas, pó, água e gases congelados. O seu núcleo não costuma ser maior do que 10 kms, mas quando se aproximam do Sol os gases congelados que fazem parte da sua composição começam a evaporar-se, podendo chegar a expandir-se e medir mais de 80.000 kms.

Mais informações sobre o Sistema Solar que seguramente te interessarão

11. Existe uma unidade de comprimento chamada AU ou UA. É a «Unidade Astronómica» e corresponde à distância média entre a Terra e o Sol. São 8,19 minutos-luz ou 149.597 milhões de quilómetros.
curioso
12. A vida do Sol estima-se em 10 mil milhões de anos e já vai a meio. Quando as suas reservas se esgotarem, irá transformar-se numa «gigante vermelha» e terminará os seus dias como «anã branca».

O nosso curioso planeta no Universo

Como habitantes da Terra certamente que queremos saber mais sobre o nosso «planeta curioso», com estas curiosidades sobre a Terra.
13. Em primeiro lugar temos de ter em mente o que é um planeta. A definição de planeta foi estabelecida em 2006 em Praga, e para se chamar planeta a um objecto celeste, este tem de:
  • Orbitar em volta de uma estrela.
  • Ter uma massa suficiente para que a sua forma seja quase redonda.
  • Não pode ter corpos celestes ou “vizinhos” na sua órbita.
A Terra preenche todos estes requisitos.
cosmos
14. A Terra é o maior planeta dos chamados planetas interiores, rochosos ou telúricos.
15. Nós, os habitantes da Terra já iniciámos há algumas décadas a conquista do Universo e do espaço, mas os nossos satélites, foguetes e sondas deixam atrás de si uma grande quantidade de lixo. A Terra está rodeada por um campo de detritos com mais de 500.000 peças de grande tamanho que são vigiadas e rastreadas por estações na Terra para controlar os danos que possam eventualmente causar.
16. O Sol é a nossa estrela. Se queres saber qual é a estrela mais próxima da Terra depois do Sol, é a Próxima Centauri e está a 4,2 anos-luz de distância de nós. Num foguete espacial demoraríamos mais de 150.000 anos a chegar.

Outras curiosidades científicas relacionadas com o Universo

17. A galáxia maior que conhecemos é 30 vezes maior do que a Via Láctea e tem mais de 100 biliões de estrelas.
18. As galáxias têm diferentes tamanhos, como já vimos, mas também diferentes formas, as quais podem ser espirais, elípticas, lenticulares e irregulares.
universo
19. Quem já viu filmes de ficção científica certamente que se lembra de ver as dificuldades que naves espaciais têm para manobrar dentro de um cinturão de asteróides. Mas isso está longe da realidade. Até seria bastante fácil “conduzir” entre os asteróides porque a distância entre eles costuma ser de vários quilómetros, pelo menos.
20. Considera-se que existem quatro forças fundamentais no Universo: gravitacionais, electromagnéticas, nucleares fracas e nucleares fortes. Sabias?
A título de bónus das curiosidades sobre o Universo, vamos explicar porque é verdadeira esta bela frase de Karl Sagan:
“Todos somos feitos de estrelas”
Os elementos químicos até o ferro, que é o elemento 28, foram produzidos por fusão nuclear nas estrelas, e portanto quer as plantas, quer os animais (seres humanos incluídos) têm na sua constituição carbono, oxigénio, hidrogénio e outros elementos leves produzidos principalmente nas estrelas. Por esse motivo diz-se que cada um de nós tem no seu interior uma pequena estrela ou que somos feitos de estrelas.
Sabia que eras feito de estrelas? Já conhecias estas ou outras curiosidades do Universo?
22

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...