Schuhplattler

Schuhplattler, dançando mas montanhas bávaras e tirolesas

SchuhplattlerCada país tem o seu folclore típico e há algumas músicas e danças que devido à sua riqueza, ritmo e musicalidade são apreciadas além das fronteiras dos países de origem. É o caso por exemplo do flamenco, do sirtaki ou do Schuhplattler.

O Schuhplattler é uma dança típica da região alemã da Baviera e do Tirol na Áustria, as províncias alpinas de ambos os países. Esta dança é espectacular, não só devido aos trajes dos dançarinos, como ainda pelos movimentos que estes fazem ao bater nas coxas, joelhos e solas dos sapatos ao som da música.

 

Significado do Schuhplattler

Esta dança na sua origem era uma forma de cortejar as raparigas. Os jovens dançavam para impressionar as suas amadas e para poder estar perto delas.

Actualmente dança-se o Schuhplattler sobretudo nas festas campestres das pequenas localidades bávaras e tirolesas.

 

Trajes típicos

A dança faz-se com os trajes típicos da região de onde é proveniente o grupo folclórico. Os homens de uma forma geral usam uns calções feitos de couro chamados “lederhosen” onde batem com força durante a coreografia e as mulheres usam uns vestidos tradicionais chamados “dirndl”.

É costume que os homens calcem uns sapatos planos e que dão o nome à dança. Na região do Tirol usam ainda o típico chapéu tirolês adornado com uma pluma.

 

Música do Schuhplattler

Esta dança é acompanhada pelas canções típicas da Volksmusik alemã e austríaca, sendo tocados diversos instrumentos típicos locais como os cornos alpinos, as campainhas ou os chocalhos.

Enquanto dançam, os homens costumam cantar um pouco de Yodel ou Jodel, um canto onde o intérprete efectua variações bruscas de tom no seu registo vocal, passando de um tom grave para outro mais agudo.

Se alguma vez já assistiu a alguma representação do Schuhplattler, partilhe aqui connosco a sua experiência.

3

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...