Quem separou o Mar Vermelho: Moisés ou o Vento? Segundo uma equipa de investigadores dos Estados Unidos Moisés não teria dividido o Mar Vermelho, pois quem o teria feito seria um forte vento vindo de oriente que soprou durante toda a noite.
As simulações feitas através de computador mostraram que um vento forte poderia empurrar a água e fazer acontecer o chamado milagre da separação das águas.
No Centro Nacional de Investigação Atmosférica e da Universidade do Colorado em Boulder explicaram que as simulações coincidem exactamente com o que é contado no Livro do Êxodo, podendo a separação das aguas ser entendida através da dinâmica de fluidos.
O vento moveu as águas de forma tal que, de acordo com as leis da física, criou uma passagem segura com água nos dois lados, permitindo a passagem. Os textos religiosos diferem um pouco, embora todos descrevam Moisés e os israelitas a fugir dos exércitos do faraó cerca de 3.000 anos antes de Cristo.
Ao chegar ao Mar Vermelho, as águas abriram-se permitindo que Moisés e os seus seguidores passassem com segurança, voltando depois a fechar-se afogando os perseguidores. Vários cientistas fizeram estudos sobre a dinâmica dos tufões e outros ventos fortes e a forma sobre como afectam o oceano, tendo sido identificado um local a sul do Mar Mediterrâneo como possível para situar a lenda.
O modelo requer uma formação em U do rio Nilo e uma lagoa de pouca profundidade ao longo da costa, mostrando que um vento de 63 milhas à hora, a soprar durante 12 horas, poderia ter empurrado as águas para uma profundidade de um ou dois metros.
Os autores da investigação dizem também que a ponte de terra teria entre 3 e 4 quilómetros de largura e 5 quilómetros de comprimento, e que poderia ter permanecido aberto durante 4 horas. Este estudo demonstrou que a descrição das águas separadas tem realmente uma base nas leis da física.
Francisco Maruqes
Pergunto: Por que esse episódio nunca mais aconteceu. Não credito em qualquer argumento científico pois, só o poder do Grande e soberano Deus poderia fazer tal feito.
ebd
Me digam so! onde mais houve esse tipo de milagre? acredito que nao tem argumento para me responderem entao so Deus pode fazer milagres e porque outros cientistas descobriram carros de ouro e ossos de pessoas no mesmo sitio??? cuidade que quando brincam com Deus essas instituicoes desaparecem como poeira que eh soprado da mesa. espero terem entendido!!
Bruno
èééééé, que teoria mais absurda, quer dizer o vento era demasiado forte para abrir o mar, no entanto as pessoas eram demasiado pesadas para serem levadas pelo dito vento. é com cada cientista de meia tigela.
Areeeel
Foi Jeova.
Luiz Antunes
Pela fé aceitamos que foi Deus que providenciou um vento muito forte e permitiu o livramento do povo de Israel. Em romanos 10:17 diz: E, assim a fé vem pela pregação, e a pregação , pela palavra de Cristo.(filho de Deus, único e verdadeiro que tem em suas mãos o controle da água, do vento do frio e do calor, pois os resumos bíblicos nos relatam que Jesus acalmou uma tempestade para que o barco em que eles estavam não afundasse conforme podemos comprovar em Marcos 4:35). O cristão que houve a palavra e a pratica adquiri a fé que é o seu sexto sentido.