mar vermelho moises

Quem separou o Mar Vermelho: Moisés ou o vento?

mar vermelho moisesQuem separou o Mar Vermelho: Moisés ou o Vento? Segundo uma equipa de investigadores dos Estados Unidos Moisés não teria dividido o Mar Vermelho, pois quem o teria feito seria um forte vento vindo de oriente que soprou durante toda a noite.

As simulações feitas através de computador mostraram que um vento forte poderia empurrar a água e fazer acontecer o chamado milagre da separação das águas.

No Centro Nacional de Investigação Atmosférica e da Universidade do Colorado em Boulder explicaram que as simulações coincidem exactamente com o que é contado no Livro do Êxodo, podendo a separação das aguas ser entendida através da dinâmica de fluidos.

O vento moveu as águas de forma tal que, de acordo com as leis da física, criou uma passagem segura com água nos dois lados, permitindo a passagem. Os textos religiosos diferem um pouco, embora todos descrevam Moisés e os israelitas a fugir dos exércitos do faraó cerca de 3.000 anos antes de Cristo.

Ao chegar ao Mar Vermelho, as águas abriram-se permitindo que Moisés e os seus seguidores passassem com segurança, voltando depois a fechar-se afogando os perseguidores. Vários cientistas fizeram estudos sobre a dinâmica dos tufões e outros ventos fortes e a forma sobre como afectam o oceano, tendo sido identificado um local a sul do Mar Mediterrâneo como possível para situar a lenda.

O modelo requer uma formação em U do rio Nilo e uma lagoa de pouca profundidade ao longo da costa, mostrando que um vento de 63 milhas à hora, a soprar durante 12 horas, poderia ter empurrado as águas para uma profundidade de um ou dois metros.

Os autores da investigação dizem também que a ponte de terra teria entre 3 e 4 quilómetros de largura e 5 quilómetros de comprimento, e que poderia ter permanecido aberto durante 4 horas. Este estudo demonstrou que a descrição das águas separadas tem realmente uma base nas leis da física.

5 Responses

  1. Francisco Maruqes
    Jan 24th
  2. ebd
    Nov 10th
  3. Bruno
    Abr 2nd
  4. Areeeel
    Dez 26th
  5. Luiz Antunes
    Set 9th

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...