furacão

Quanto pesa um furacão?

furacãoAlguma vez pensaste quanto pesa um furacão? E para o entender melhor, vamos ilustrar com o peso equivalente em baleias azuis. Quantas baleias azuis pesa então um furacão?

 

A duvida foi colocada pela equipa liderada por Robert Krulwich da NPR, que fizeram um desses fantásticos vídeos informativos para fazer um cálculo aproximado.

Krulwich calcula primeiro o peso de uma nuvem normal, uma dessas pequenas nuvens brancas que parecem feitas de algodão que vemos cruzar os céus. Tendo em conta que as dimensões podem variar, estimaremos que uma destas nuvens pesa em media cerca de 100.000 quilos, o que equivale ao peso de 2/3 de uma baleia azul de grande tamanho. Quanto pesa uma nuvem escura de tempestade? Os autores do vídeo calculam um valor de 47.990.073 kg, ou seja, o interior de uma tempestade conteria agua com o peso equivalente ao de umas 353 baleias azuis (imagina levar com esse peso em cima…).

Então quanto pesa um furacão? Seguindo esta progressão, o peso de todo a água contida nas nuvens que formam um furacão aproximar-se-ia aos 50.000 milhões de quilos ou 50 milhões de toneladas, o equivalente, nem mais nem menos, a 360.000 baleias azuis (!!!) a dar voltas a toda a velocidade em redor do olho do furacão.

Resumindo:

Una nuvem normal -> 97.976 quilos = 2/3 de una baleia azul

Uma nuvem de tempestade -> 47.990.073 kg = 353 baleias azuis

Um furacão -> 48.987.975.960 kg = 360.000 baleias azuis

Fonte: amazings.es

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...