qwerty

O que significa QWERTY? A história do teclado mais usado no mundo

Nunca se perguntou de onde vem a disposição das teclas de um teclado, ou o que significa QWERTY? Os teclados fazem parte da nossa vida quotidiana e até conhecemos a disposição das letras de cor.
Será que já conhece a história do teclado QWERTY? Hoje queremos falar-vos do teclado mais utilizado no mundo, temos a certeza de que ficarão surpreendidos.
qwerty

O que significa QWERTY?

Para falarmos da história do teclado QWERTY, é necessário voltar a 1860. Foi para esta data que o político, impressor, jornalista e inventor, Christopher Latham Sholes, passou muito tempo a desenvolver várias máquinas que tornariam os seus processos empresariais muito mais eficientes e ágeis. Deste processo de exploração viria uma das invenções que mudou o mundo: a máquina de escrever e com ela nasceu o teclado QWERTY.
Mas vejamos mais de perto o que significa QWERTY. Se ainda não reparou, a palavra QWERTY apenas reflecte a ordem das primeiras 6 letras que compõem a primeira fila do seu teclado. A questão neste caso seria, porque estão dispostos desta forma e não por ordem alfabética? Bem… A história do teclado QWERTY está em grande parte envolta em mistério.

O mito do teclado QWERTY

Há numerosas teorias que nos permitem desenvolver uma hipótese sobre o significado de QWERTY; a primeira e mais popular diz que Christopher Sholes, juntamente com os seus colegas James Densmore e Carlos Glidden, descobriram antes de patentear a máquina de escrever que tinha algumas falhas, porque se alguém escrevia uma sucessão de cartas demasiado próximas, tinha tendência a encravar; foi assim que Sholes redesenhou o teclado para que as cartas com as sucessões mais comuns não ficassem encravadas juntas. Contudo, esta teoria do que significa QWERTY pode ser facilmente refutada, uma vez que a sequência “er” é a quarta combinação de letras mais comum na língua inglesa.
Agora, outro mito sobre o que QWERTY representa, e porque foi concebido desta forma, relaciona-se com o trabalho dos dactilógrafos; pois diz-se que os desenhadores não procuraram alcançar isto através da redução forçada da velocidade de dactilografia. Em vez disso, concentraram-se num desenho de “mãos alternadas”, o que permitiu melhorar a velocidade e reduzir as interferências.

Problemas com o teclado

Como referimos anteriormente, a máquina de escrever tinha certos problemas ao fazer o seu trabalho, por esta razão o desenho original foi alterado de ter as chaves nas duas primeiras filas dispostas alfabeticamente para as colocar em desordem de modo a que as combinações repetitivas não estivessem juntas. Foi em 1868, na companhia do educador Amos Densmore, que Sholes arranjou as letras no teclado. Pode perguntar se foi sempre fácil operar o teclado QWERTY?
Nem por isso, as pessoas em meados do século XIX tiveram dificuldade em aprender a ordem do então novo teclado, de tal forma que ninguém sabia o que significava QWERTY ou qual era a sua história. Mesmo assim, pouco se sabe sobre a realidade do teclado, apenas quem o concebeu e que ao longo de dois séculos a sua disposição não mudou. A sua disposição remonta às primeiras máquinas de escrever e a razão para tal não é totalmente clara. Se reparar, a disposição da segunda fila é quase alfabética, mas isto não é o mesmo para o resto das linhas. Como curiosidade, a linha superior contém todas as letras da palavra máquina de escrever.

Existem alternativas?

É curioso pensar que durante todo este tempo nenhum perito se atreveu a afirmar que a disposição do teclado QWERTY era complexa e desordenada. A verdade é que houve constantes tentativas de alterar a disposição do teclado, uma das mais famosas das quais foi o DVORAK. Uma tentativa de alterar o teclado convencional surgiu no início dos anos 30, quando o Professor August Dvorak da Universidade Estadual de Washington se propôs a desenvolver uma organização muito mais eficiente da disposição do teclado.
Eventualmente, Dvorak redesenhou o teclado para que todas as vogais e as cinco constantes mais usadas fossem dispostas na fila inicial (AOEUIDHTNS). Para Devorak não havia forma de saber o que significava QWERTY pela simples razão de que se tratava de um layout complexo e arranjado sem muita reflexão, mas o objectivo do teclado Dvorak era identificar todas as deficiências do teclado QWERTY em relação à frequência dos erros de digitação, foi então e até 18 anos mais tarde que a pesquisa de Dvorak veio à luz e com ela o seu teclado.
Como funcionou, perguntam vocês? Segundo a investigação do professor, ele descobriu que escrever com o teclado QWERTY na primeira fila era muito mais rápido do que escrever algo com letras na segunda fila. Assim, as chaves comuns foram colocadas ao longo da fila de casa, enquanto as chaves menos frequentemente utilizadas foram colocadas no fundo.
O resultado foi incrivelmente satisfatório; os dactilógrafos que Dvorak contratou para testar a sua invenção estabeleceram que necessitavam de aproximadamente 60% menos movimento de dedos em comparação com os dactilógrafos que dactilografam em QWERTY. Não só foi mais rápido, como foi mais tarde afirmado que aqueles que escreviam no teclado Dvorak tinham menos probabilidades de sofrer lesões por stress repetitivo.
Desde o início da história do teclado QWERTY que tem sido criticado por razões ergonómicas. A maioria das pessoas é destro e a disposição do teclado requer a mão esquerda para fazer 56% do trabalho. Além disso, a destreza dos dedos não está relacionada com a utilização das letras. Por exemplo, os dois dedos mais fortes da mão direita (os dedos indicador e médio) são utilizados para duas das letras menos frequentes, tais como J e K.

Porque é que o teclado QWERTY é tão usado?

Como vimos, foram propostos novos teclados com base em dados estatísticos sobre a utilização de cartas. No entanto, a dificuldade da sua implementação fez com que o teclado QWERTY clássico permanecesse em uso, pois muitas pessoas aprenderam a usar o teclado desta forma e seria difícil mudá-lo.
Esperamos que este artigo lhe tenha dado uma visão do significado de QWERTY e da sua história.
22

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...