equinócio

O que é o equinócio?

O que sabes realmente acerca dos equinócios? Sabes quando ocorrem? Que tipos de equinócios existem? Bem sabes ao menos o que é o equinócio? Então acompanha-nos para conhecermos a resposta a estas e muitas outras perguntas acerca destes interessantes e tão atractivos fenómenos.

equinócio

O equinócio

Etimologicamente falando, o termo equinócio provém do latim aequinoctium, o qual significa algo como como «noite igual». Mas digamos que basicamente o equinócio não é mais do que o evento astronómico que ocorre quando o eixo da Terra se coloca de tal modo que os dois polos estão à mesma distância do Sol.

Acontece duas vezes por ano: por volta dos dias 20/21 de Março e 22/23 de Setembro. Nesse momento, o centro solar encontra-se no mesmo plano do equador terrestre e os dias e as noites têm uma duração semelhante.

sol

Equinócio da primavera e do outono

Como os nomes indicam de forma clara, os equinócios acontecem quando se inicia cada uma das estações do ano: a primavera ou o outono. Para cada hemisfério o acontecimento terá lugar em datas contrárias.

Para o norte, o equinócio da primavera é em marco e o de outono em Setembro. No sul é exactamente ao contrário. Em ambos os casos o Sol cruza o equador celeste e move-se em direcção ao sul ou norte respectivamente.

equinócio da primavera

Duração dos dias e das noites

É um mito a duração dos dias e das noites ser exactamente igual durante os equinócios. Na realidade, essa longitude é quase a mesma, mas isso não significa ser exactamente igual. Nos lugares mais longínquos do equador, os dias serão um pouco maiores.

equinócios

Porque o equinócio varia todos os anos?

A razão para acontecer esta variação nos dias deve-se aos calendários utilizados. A maioria dos países utiliza o sistema gregoriano de 365 dias, e 366 quando o ano é bissexto.

Os equinócios atrasam-se 6 horas cada ano, e um dia para trás nos anos bissextos. Acresce este dia para corrigir o desvio gradual dos equinócios durante as estações.

Desde tempos imemoriais que os equinócios são pontos de referência para celebrações e festividades, mas também para a realização de observações astronómicas de elevada importância.

 

Espero que toda esta informação sobre os equinócios tenha ajudado a esclarecer as dúvidas. Agora, que mais coisas sabes acerca destes fenómenos tão interessantes?

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...