cinema

O cinema mais pequeno do mundo

cinemaActualmente proliferam os cinemas de múltiplas salas, frequentemente pertencendo a alguma cadeia cinematográfica que apenas exibe os filmes das grandes produtoras americanas.

No entanto, para além deste cinema puramente comercial, existe um pouco por esse mundo fora ainda algumas salas, que de uma forma absolutamente residual competem como podem com as grandes salas de cinema. Para os mais românticos e sonhadores estes cinemas representam um resquício de magia e encanto onde durante 90 minutos, se esquecem do mundo quotidiano.

Em Villa Borghese (Roma) fica este “Cinema dos pequenos” considerado o cinema mais pequeno do mundo ainda em funcionamento. Tem uma área de 72 metros quadrados e é referido pelo Guiness Book como sendo o recinto activo mais reduzido em todo o planeta, onde ainda há projecções de filmes.

O Cinema dos Pequenos foi fundado em 1934 por Alfredo Annibali, funcionário municipal a quem foram cedidos os terrenos para a instalação desta inusitada sala de cinema.

Até aos anos 70 e aproveitando a fama da Disney, estava instalada uma silhueta do Mickey Mouse que dava as boas vindas aos espectadores. Mas durante esta década, a companhia obrigou-os a desfazerem-se do famoso rato devido aos direitos de autor.

Actualmente este cinema pertence a Roverso e Roberto Fiorenza, os quais em 1991, o reformaram e dotaram de um moderno écran e 63 cadeiras. Durante dois anos foi ainda a sala principal da Filmoteca Nacional Italiana.

Hoje em dia este cinema situado no parque Villa Borghese, continua a projectar filmes infantis em horário matinal e vespertino.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...