Futebol Clube Pai Natal

Futebol Clube Pai Natal

Todos os Natais as crianças de diferentes países sonham com a sua chegada, e com as prendas que irá trazer aos bem comportados, trazendo não só prendas mas também sorrisos. Mas como está ligado o Pai Natal com um desporto tão mundano como o futebol? Pois parece que o Pai Natal também tem o seu próprio clube de futebol, na Finlândia, já perto do Polo Norte.

Em 1992, a empresa Rovaniemen Reipas foi o local da fundação e a primeira sede do clube. A RoRe, como era conhecida a empresa com sede em Rovaniemi, na Finlândia, teve fortes laços de ligação ao clube, a que chamaram Rovaniemen Lappi (Lapónia).

De seguida o clube mudou o seu nome para FC Santa Claus e em 1993 jogou as primeiras partidas. Hoje milita no grupo C da Kakkonen (segunda divisão), o terceiro escalão do futebol finlandês após a Veikkausliiga e a Ykkönen. Também participa na Suomen Cup, a Taça da Finlândia.

Joga as suas partidas no modesto estádio Susivoudin, com relva artificial e capacidade para 2.000 pessoas.

O treinador chama-se Matti Hiukka e todos os seus jogadores são finlandeses com excepção de um avançado brasileiro de nome Rafael de Oliveira Rodrigues.

A temporada futebolística realiza-se de Março a Outubro, por óbvias razões climatéricas. No Natal, o termómetro pode chegar a marcar -30°C e a temperatura mínima registada foi de 45 graus abaixo de zero. No entanto, o verão no hemisfério norte presenteia a cidade de Rovaniemi com um bonito fenómeno: o Sol da Meia Noite, que pode ser observado a partir do dia 6 de Junho até ao dia 7 de Julho.

O FC Santa Claus e a foto respectiva dentro de portas claro devido ao intenso frio do Polo Norte. E, claro, não podia faltar o próprio Pai Natal.

Feliz Natal!

Em muitos países, o Pai Natal também é conhecido por Santa Claus ou São Nicolau. Mas, por quem esperam as crianças na noite de 24 de Dezembro em cada país?

Assim ele é conhecido: Viejito Pascuero (Chile), Papai Noel (Brasil), Babbo Natale (Itália), Weihnachtsmann (Alemanha), Pai Natal (Portugal), Père Noël (França), Kerstman (Holanda), Father Christmas (Austrália e Nova Zelândia), Siôn Corn (Pais de Gales), Daidí na Nollag (Irlanda), Дядо Коледа (Bulgária), Julenissen (Noruega), Jultomten (Suécia), Noel Baba (Turquia), Санта-Клаус (Rússia), Дід Мороз (Ucrânia), Mikulás (Hungria), Christkind (Suíça), Дедa Мрaз (Servia e Macedónia), Moș Crăciun (Roménia e Moldávia), Jólasveinn (Islândia), Babagjyshi i Krishtlindjeve (Albânia), Sinterklaas (África do Sul), بابا نويل (árabe), Ông già Noel (Vietname), Aýaz baba (Turcomenistão), Christkind (Áustria), Svatý Mikuláš (República Checa), Święty Mikołaj (Polónia), Senis Šaltis (Lituânia), Ziemassvētku vecītis (Letónia), Jõuluvana (Estónia), Άγιος Βασίλης (Grécia e Chipre), סנטה_קלאוס (Israel), Julemanden (Dinamarca), Djed Mraz (Croácia), Djeda Mraz (Bósnia e Herzegovina). Finalmente, na Finlândia, terra do FC Santa Claus, é conhecido por Joulupukki.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...