milho colorido

O assombroso milho colorido

milho coloridoSe bem que muitas vezes a natureza nos possa surpreender com as suas demonstrações coloridas e beleza, no caso de vamos hoje falar apenas fez o trabalho pela metade, sendo a outra metade mérito de um agricultor de origem Cherokee chamado Carl Barnes, que conseguiu através da mistura de diferentes variedades de milho, criar algo único, maravilhoso e verdadeiramente assombroso: o Milho Gema de Vidro (Glass Gem Corn). Esta variedade possui grãos de várias e brilhantes cores, como se pode contemplar na fotografia, e que até já foi considerada por muitos como sendo a mais bela do mundo, título mais do que merecido.

Infelizmente, o Sr. Barnes morreu em 2008, mas passou seu conhecimento sobre o milho colorido para seu amigo Greg Schoen que, por sua vez, deu continuidade ao trabalho do falecido até o ano de 2010, quando deu as sementes para Bill McDorman, o proprietário de uma pequena empresa de sementes no Arizona. McDorman é chefe em uma organização sem fins lucrativos, a Native Seeds, que tenta preservar o património agrícola dos nativos americanos.

Embora possa parecer que este milho não seja mais do que um elemento decorativo, a verdade é que é tão bom para comer como qualquer outro, sendo possível de ser consumido como milho doce, assado e para fazer farinha (multicolor neste caso), ou até mesmo para fazer pipocas (embora seja quase uma pena comê-las).

Desde o ano 2012, altura em que foi apresentado ao mundo através de uma demonstração na Internet, que apenas é possível adquirir algumas sementes em quantidades muito limitadas (20 sementes por pacote) e que apenas estão à venda na página web oficial. Os benefícios obtidos com a venda são usados para fomentar a conservação de variedades estranhas e fora do normal de todo o tipo de cultivos, uma iniciativa curiosa.

A única coisa que ainda falta dizer acerca deste curioso milho colorido é que nem todas as espigas apresentam esta coloração arco-íris, podendo dar-se o caso de haver algumas com duas ou três cores e noutros casos haver maçarocas totalmente rosadas, azuis ou cinzentas… Seja como for, de cada vez que se abrir uma espiga deste milho, a surpresa está garantida.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...