4 Curiosidades políticas para entender o mundo actual

4 Curiosidades políticas para entender o mundo actual

A política está presente nas nossas vidas. Qualquer decisão levada avante tem repercussões no nosso dia-a-dia, e por esse motivo as curiosidades sobre a política abarcam todo o tipo de eventos, declarações e situações. Hoje vamos falar sobre alguns dos momentos políticos mais curiosos e surpreendentes relacionados com formas de fazer política. 

O Apartheid

curiosidades politicas

O apartheid é o nome com que ficou conhecido uma política de segregação racial que esteve em vigência na África do Sul. Seria de pensar que a segregação racial era coisa do passado distante, mas não. O apartheid esteve vigente até ao ano de 1992.Esta política racista consistia na criação de espaços (para praticar desporto, fazer eventos culturais, actividades de lazer, etc) diferenciados para negros e brancos. Para além disso, as pessoas negras tinham um acesso limitado à educação e não podiam viajar livremente no país. E eram apenas os brancos que podiam votar, apesar da África do Sul ser um país com 91% de população negra.


Transportes públicos e política social

hong kong

Hong Kong é a cidade onde mais se utilizam os transportes públicos. 80% das deslocações na cidade são realizada através destes meios, o que significa quase 11 milhões de passageiros diários. As políticas em Hong Kong tornaram o sistema de transportes num dos mais eficientes do mundo. E também existem políticas muito rígidas para a higiene. As multas por cuspir no chão podem chegar até aos 1500 dólares.

O Tio Sam

4 Curiosidades políticas para entender o mundo actual 3

Uma das figuras políticas mais reconhecidas dos Estados Unidos é o Tio Sam. Hoje em dia representa os EUA como um dos ícones mais reconhecidos em todo o mundo, mas a história desta ferramenta simbólica da política norte-americana é bastante divertida.Foi durante a época da segunda guerra contra Inglaterra. O maior fornecedor de carne do exército dos Estados Unidos em 1812 chamava-se Samuel Wilson e tinha o costume de marcar os barris com as iniciais U.S. (United States). Em jeito de brincadeira os soldados começaram a chamá-lo Uncle Sam (Tio Sam) e desde então que a expressão deu a volta ao mundo.


Porque cravo é o símbolo do 25 de Abril em Portugal?

25 de abril

Existem muitas teorias e não sabemos se todas elas serão verdadeiras ou somente histórias que foram contadas ao longo dos anos. Mas há uma história que parece ser constante: os cravos eram abundantes por serem da época e das flores mais baratas nessa altura.A história mais conhecida é a de Celeste Caeiro, a empregada de um restaurante próximo do Marquês de Pombal, em Lisboa, levava para casa um molho de cravos vermelhos. Os militares pediam aos populares comida ou cigarros, e Celeste ofereceu cravos por não ter mais nada. Os soldados acabaram por coloca-los no cano da espingarda. Outra das teorias afirma que terão sido as floristas no Rossio a iniciar a moda: sendo uma flor abundante, começaram a distribuir como forma de celebração.

25

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...