Lago Qiandao

As cidades submersas do Lago Qiandao

Lago QiandaoO lago Qiandao ou o lago das Mil Ilhas, situado no este da China, é uma albufeira artificial situado no curso do rio Xin´an e que é célebre entre outras coisas pela grande pureza e qualidade das suas águas, que são engarrafadas para serem comercializadas e que também são usadas para fabricar cerveja. Neste lago foi construída uma grande central hidroeléctrica que actualmente se encontra em desuso, tendo sido transformado este lugar num importante centro turístico muito visitado tanto por habitantes locais como por estrangeiros.

Mas o que tem de atraente um lago artificial? No lugar agora ocupado pelas águas do lago existiu, ou melhor, continua a existir uma antiga cidade chamada Shi Cheng, acompanhada por outras 27 cidades mais modernas e 1.337 aldeias rurais que ficaram submersas, num processo em que foram realojadas cerca de 300.000 pessoas.

Durante mais de 1.300 anos esteve instalado nesta zona o núcleo social, político e económico do Condado de Sui’an, mas actualmente este jaz debaixo de incontáveis litros de agua no sono relativamente tranquilo, já que são cada vez mais os mergulhadores que vão em busca de magníficas fotografias submarinas e que podem tanto ser magnificas como inquietantes.

Cabe destacar que a cidade de Shi Cheng, cujo nome pode ser traduzido como Cidade do Leão por se encontrar junto à montanha dos Cinco Leões, encontra-se num bom estado de conservação, ou pelo menos os edifícios que haviam sido construídos com melhores materiais. Também se podem encontrar casas sem tecto ou em que falta alguma parte da estrutura, mas isso apenas lhe confere um aspecto mais enigmático. A cidade submergida de Shi Cheng está a uma profundidade média de 30 metros e actualmente os seus segredos apenas estão ao alcance dos mergulhadores mais experientes.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...