Sabia que as borboletas monarcas se medicam com plantas?

Sabia que as borboletas monarcas se medicam com plantas?

As borboletas poderiam nos ensinar quais as plantas do nosso jardim que têm usos medicinais. Foi o que biólogos da Universidade Emory e da Universidade do Michigan descobriram ao verificar que as borboletas monarcas usam plantas medicinais para tratar as suas próprias doenças.

O biólogo Jaap de Roode explica: “Demonstrámos que algumas espécies de Asclepias, as plantas que servem de comida para as larvas, podem reduzir a infecção com parasitas nas borboletas monarca. E também descobrimos que as borboletas fêmeas infectadas preferem por os ovos sobre plantas que farão com que as crias tenham menos doenças.

Ainda são poucos os estudos realizados acerca de animais que se auto-medicam. Alguns cientistas sugerem mesmo que esta prática é mais popular e usual do que se pensava entre os animais. O biólogo conclui dizendo que estas experiências proporcionam as melhores provas até ao momento de que os insectos praticam a auto-medicação.

Que nos ensinam estas descobertas? Nas palavras do cientista de química da Universidade do Michigan, Mark Hunter “O estudo dos organismos que recorrem à auto-medicação dá-nos uma chave acerca de quais os compostos que vale a pena investigar pelo seu potencial como medicamentos para os humanos. Os investigadores já têm estudado os tipos de folhas que os primatas comem na selva, mas este trabalho com as borboletas revela que mesmo os insectos do nosso próprio jardim podem-nos dar indicações úteis do que poderá ter uso medicinal”.

Interessante, não? Mais uma prova da inteligência dos animais!

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...