Cheerson Cx-10

Cheerson Cx-10, o drone mais pequeno do mundo

Cheerson Cx-10

Os drones não param de nos surpreender. As diferentes formas, formatos e usos, quer seja para fins civis, comerciais ou científicos, não deixam de multiplicar-se. Há formatos de todo o tipo, e a Internet é a plataforma perfeita para mostrar os protótipos e modelos finais, alguns à venda com preços exorbitantes, se bem que muitos estejam a ficar mais baratos, o que os está a tornar cada vez mais populares.

Mas as surpresas não são relativas apenas às aplicações quase infinitas que estes aparelhos não tripulados podem ter. Para além dos preços serem cada vez mais em conta, a tendência para a miniaturização está a chegar a níveis surpreendentes, e actualmente, os minidrones mais pequenos do mundo pesam somente alguns gramas.

 

O Cheerson Cx-10

O Proto X Nano, por exemplo, pesa 11.5 gramas e mede apenas 4,5 centímetros de comprimento por 4,5 de largura, uma miniatura que até a mais leve brisa pode desviar do seu caminho.

O Cheerson Cx-10 pesa quase o triplo (29 gramas), mas é mais pequeno, com apenas 4 centímetros de comprimento e de largura. Com a bateria totalmente carregada (de 100 mAh) pode voar entre 5 a 8 minutos, e o controlador alcança até 50 metros de distância. É o drone mais pequeno do mundo, se não contarmos como drones as nanopartículas que actuam como uma espécie de drones, utilizadas para fins científicos, como eliminar as placas de colesterol acumulado nas artérias.

Cheerson Cx-10

Embora os usos possam ser variados, o desenho actual do CX10 não permite senão fazer algumas brincadeiras no interior ou como forma de iniciação ao voo de quadricópteros ou multirrotores, pois tal como acontece com o Proto X Nano, o seu tamanho reduzido torna complicado qualquer voo ao ar livre, sobretudo na presença de vento.

Se procura um drone pequeno e capaz de voar no exterior com eficácia, existem alguns que o fazem de forma excelente, como o British Black Homet, mas como não tem um preço para qualquer bolso, é usado basicamente para fins militares.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...