Hang Son Doong

A caverna gigante de Hang Son Doong

Hang Son DoongA caverna de Hang Son Doong, situada no interior do Parque Nacional vietnamita de Phong Nha-Ke Bang (provincia de Quang Binh), junto à fronteira com o Laos, é considerada como sendo actualmente a maior caverna natural do planeta, em parte por não ter ainda sido completamente explorada. Esta é apenas uma das 150 cavernas existentes neste Parque Nacional no Vietname.

Durante a Guerra do Vietname, Hang Son Doong e muitas outras cavernas vizinhas foram utilizadas como esconderijo durante os bombardeamentos americanos, mas quando terminou a guerra, foi pouco o interesse demonstrado pelos vietnamitas em relação a elas. Este desinteresse terá sido em parte devido ao facto do constante e sibilante som vindo das rápidas águas subterrâneas que correm no seu interior, algo que provoca temor entre os habitantes locais.

Hang Son Doong foi redescoberta em 1991 por um camponês local chamado Ho-Khanh, que curiosamente teve problemas em voltar a encontrar o caminho de volta ao lugar quando foi questionado pelos espeleólogos devido à grande quantidade de plantas que tapam a entrada. Esta caverna ficou famosa a partir do ano de 2009 graças a Howard e Deb Limbert da Associação Britânica de Investigação de cavernas, que começaram a explorar o seu interior com o objectivo de fazer um mapa topográfico, algo que até à data ainda não foi possível de concretizar.

Pelo que já foi descoberto até agora, Hang Son Doong é pelo menos cinco vezes maior do que a até agora era considerada a maior caverna do mundo: Phong Nha. A maior das câmaras desta maravilha geológica tem 5 kms de comprido, 150 metros de largura e 200 metros de altura. Estalagmites com 70 metros de altura, bifurcações, passagens estreitas e enormes cúpulas são algumas das maravilhas que esconde e talvez num futuro próximo possamos conhecer novos dados, mas até ao momento a corrente subterrânea impediu que os exploradores pudessem conhecer melhor o seu interior.

 

Foto via: sondoongcave

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...