Testemunhas de Jeová

7 Curiosidades sobre as Testemunhas de Jeová

Testemunhas de JeováExiste diferentes correntes no Cristianismo. Algumas são mais ortodoxas, outras mais flexíveis e também grupos que chamam a atenção por determinadas características e costumes, como por exemplo as Testemunhas de Jeová. Seguramente que já tocaram mais do uma vez à porta da tua casa para conversar, mas a verdade é que não sabemos muito acerca deles. Hoje queremos dar a conhecer 7 curiosidades que provavelmente não sabias sobre as Testemunhas de Jeová.

 

7 – Não utilizam a cruz cristã

Testemunhas de JeováSendo a cruz o símbolo principal do cristianismo, chama a atenção o fato das testemunhas de Jeová não a utilizarem. E isso não é apenas porque não lhes agrada, é também porque vai contra as suas crenças. Para as testemunhas de Jeová, Jesus não terá sido morto na cruz mas terá morrido devido a outro tipo de tortura. Mesmo assim, dizem que em certas culturas a cruz representa os genitais masculinos.

 

6 – Não usam armas, nem vão à guerra

Testemunhas de JeováAs testemunhas de Jeová recusam utilizar qualquer tipo de armas, juntarem-se a exércitos ou participar em guerras, por mais que sejam chamados ao serviço militar obrigatório. Eles utilizam a chamada «objeção de consciência», que é respeitada em muitos países. Para as testemunhas de Jeová, a guerra e os conflitos são incompatíveis com a ética do amor ensinado por Jesus.

 

5 – O clero não pede dinheiro e as doações são voluntárias

Testemunhas de JeováDurante os serviços religiosos, é costume circular um cesto para as oferendas que se utilizam para manter a igreja. As testemunhas de Jeová não pedem dinheiro pelos seus serviços, nem praticam o chamado dizimo, ou seja, a entrega à congregação de uma percentagem dos seus rendimentos. Para se financiarem, dependem de doações opcionais, uma vez que os seus membros não estão obrigados, nem são pressionados para dar dinheiro. Os fundos obtidos vão para um centro que os distribui entre as congregações e para organizações de ajuda humanitária.

 

4 – Não celebram o Natal nem quaisquer festividades

Testemunhas de JeováAs crianças que fazem parte das testemunhas de Jeová não festejam o Natal, os aniversários, nem festas como a Páscoa, uma vez que a sua religião considera que não se trata de tradições cristãs e a celebração do nascimento de alguém é um costume pagão. As testemunhas de Jeová consideram que as celebrações religiosas são uma ofensa a Deus e à Bíblia. Dizem mesmo que o dia 25 de dezembro não é a data do nascimento de Cristo.

 

3 – Não recebem transfusões sanguíneas

Testemunhas de JeováQuando uma testemunha de Jeová sofre um acidente ou precisa de realizar uma cirurgia complexa, os médicos ficam numa situação complicada já que esta corrente religiosa não aceita as transfusões sanguíneas, pois consideram que é várias vezes mencionado na Bíblia que receber sangue de outras pessoas é contra as regras. As testemunhas de Jeová afirmam que as transfusões sanguíneas podem ser perigosas e causar danos a longo prazo, algo que os médicos refutam. Não são poucas as batalhas judiciais para obrigar uma testemunha de Jeová (geralmente menor de idade) a receber uma transfusão para salvar a sua vida.

 

2 – «Jeová» significa «Deus»

Testemunhas de JeováPorque têm o nome de Testemunhas de Jeová, há muitas pessoas que pensam que não é uma religião cristã, mas para eles Jeová é outra forma de se referirem a Deus. Testemunhas de Jeová seria o nome pelo qual se referem a Deus no antigo testamento, traduzindo-o do nome hebraico «Yahweh». Para eles é importante usar o nome original como forma de restituir a sua divindade.

 

1 – Acreditam que o mundo está a acabar

Testemunhas de JeováAs testemunhas de Jeová consideram que as coisas que se estão a passar na sociedade atual são um sinal de que o fim do mundo está próximo, baseando-se em profecias bíblicas que podem ser interpretadas como eventos que precedem o fim da humanidade. Terramotos, inundações e doenças são sinais que o fim está próximo, uma vez que estes se estão a concentrar em curtos períodos de tempo. Para além disso, a falta de moral de uma sociedade que «se distancia de Deus», contribuiria para a extinção da raça humana. Por tudo isso dedicam-se a evangelizar e levar as boas notícias ao resto das pessoas.

9

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...