Porque os leões têm juba?

leõesQuando se trata de curiosidades sobre animais, talvez uma das principais questões seja saber porque os leões têm juba. Por essa razão, hoje queremos apresentar qual a razão para os leões terem aquela juba característica. Vamos conhecer a resposta!

 

Porque os leões têm juba?

Tal como as características que definem muitos animais, como por exemplo o tamanho das baleias ou as listas das zebras, também a juba de um leão tem um claro propósito: atrair as fêmeas, facilitar a reprodução, e assim ajudar à sobrevivência da espécie.

Porque os leões têm jubaInicialmente pensava-se que as jubas serviam como protecção, e que esse papel defensor poderia ter sido a razão para o desenvolvimento desta característica. Especulou-se que durante a etapa inicial de evolução os machos podiam atacar directamente o pescoço. Isso implicaria que os indivíduos com mais pêlo nessa zona fossem mais difíceis de atacar e consequentemente mais favorecidos pela selecção natural.

Apesar de esta hipótese parecer ter alguma lógica, os biólogos de campo hoje em dia observaram que quando os leões machos lutam entre si, raramente se dirigiam intencionadamente à zona da juba. Em contrapartida, atacavam regularmente a retaguarda, apontando à parte anterior e posterior do corpo.

Isto leva-nos a uma nova pergunta: se a juba não serve para proteger o leão, então qual é o seu propósito? Desde logo, a sua presença não será devido às condições climáticas, uma vez que há um calor sufocante nas regiões onde existem leões, logo o pêlo em volta da cara não pode ser refrescante. Para além disso, esta mata de pêlo é o lar de uma grande quantidade de parasitas e faz com que o leão seja mais facilmente detectável pelas suas possíveis presas.

juba do leãoCom todos estes aspectos negativos associados à juba do leão, afinal onde está a vantagem dessa mata de pêlo? Ao longo dos século, e é aqui que poderá estar a chave para o mistério, as jubas peludas foram usadas para atrair as fêmeas e tornar os leões mais atraentes.

O único ponto positivo é que para terem uma juba grande, os leões têm de viver tempo suficiente para o desenvolvimento da mesma, o que significa que o leão tem uma constituição saudável e genes resistentes. Ou seja, um macho forte terá uma juba vistosa, o que significa que está geneticamente mais preparado para enfrentar obstáculos, como doenças e lutas com outros leões.

Numa investigação publicada em 2002, descobriu-se que os machos com jubas mais escuras e maiores eram mais maduros, estavam mais bem alimentados, tinham melhor saúde e eram combatentes melhores e mais resistentes.

Como as fêmeas dependem dos machos para proteger as suas crias e procuram inevitavelmente o melhor candidato para procriar, então faz sentido que prefiram os machos com jubas mais proeminentes e que assim a juba dos leões tenha evoluído ao longo dos tempos.

loading...

Deixe o seu comentário

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Refresh