Acreditas que existe na lua uma galeria com obras de afamados artistas terrestres e que até pode existir um fantasma no espaço?
Ninguém duvidará que é possível haver imensas coisas curiosas na vastidão do espaço sideral. Esta lista é a prova disso:
Nuvem fantasma
A Nuvem de Oort é um lugar gelado no espaço nos confins do Sistema Solar cheio de cometas e diversos corpos celestes, de onde vêm ocasionalmente alguns astros viajantes como o Cometa Halley, por exemplo. O problema é que a existência da nuvem é uma teoria. Ninguém ainda a conseguiu ver. Nem sequer o telescópio espacial Kepler.
Álcool no espaço
Em 2014, o módulo Philae da missão Rosetta da Agência Espacial Europeia, marcou uma era nas viagens espaciais quando foi o primeiro artefacto humano a pousar sobre um cometa. O espectrómetro de massas da Philae identificou vários compostos orgânicos no cometa 67P/Churiumov-Guerasimenko, entre os quais acetona.
Em 2015, o telescópio da Sierra Nevada em Espanha, captou moléculas de álcool etílico, açúcar e outros compostos orgânicos no cometa C/2014 Q2 Lovejoy.
Tampas no espaço
Nos anos 50, a NASA levou a cano algumas experiências para verificar a possibilidade de enterrar detritos nucleares a grande profundidade. Em 1957, um desses testes falhou e a detonação não pôde ser regulada, tendo-se vaporizado o betão que rodeava o artefacto explosivo. Mas o mais estranho é não ter sido encontrado qualquer vestígio da tampa de aço que tapava a bomba.
Ter-se-á também vaporizado ou foi enviada para o espaço e anda agora por lá?
Urina
Também temos de fazer as necessidades mesmo no espaço. Os astronautas da NASA urinavam numa minúscula casa de banho que custou 50000 dólares. A urina era sugada e enviada para o espaço. Portanto, muito cuidado com um eventual duche cósmico!
As casas de banho espaciais mais modernas já transformam a urina em água potável.
Um pequeno museu de arte
Há um rumor que diz que a missão Apolo XII levou para a lua um chip com menos de três centímetros que tinha seis obras de vários artistas plásticos, um dos quais era quais Andy Warhol. Teria sido uma iniciativa à margem do plano oficial da NASA, o qual contou com a colaboração de alguns funcionários da agência espacial.
Bolas de golfe
Em 2006, o cosmonauta russo Mikhail Tyurin levou o seu taco de golfe para a Estação Espacial Internacional para tentar a maior tacada na história do golfe. Seria suposto o buraco estar na Terra a mais de 400 quilómetros da estação espacial. Isto faria parte de um anúncio comercial para a Element 21, uma empresa canadiana de fabrico de equipamentos para golfe e pesca.
Alan Shepard também jogou golfe na lua quando lá esteve. Se fores ao espaço não te esqueças dos teus tacos de golfe, pois talvez venhas a encontrar as bolas de golfe de Tyurin e Shepard.
O fantasma Ivan Ivanovich
O SuitSat, chamado de Ivan Ivanovich pelos russos e Mr. Smith pelos norte-americanos, foi um traje espacial já retirado de uso pela Rússia. Em 2006, para matar o tempo na Estação Espacial Internacional, o cosmonauta Sergei Samburov e mais alguns companheiros, decidiram fazer uma espécie de satélite com um Ivan, ao qual colocaram baterias e um transmissor e lançaram-no para o espaço.
A brincadeira foi seguida da Terra e após 3 horas de voo, os controladores informaram a estação que o “satélite” tinha desaparecido. Acredita-se que o Mr. Smith ter-se-á queimado quando reentrou na atmosfera, mas por outro lado, talvez seja o primeiro fantasma espacial. Quem sabe?