a terra em marte

7 curiosidades sobre o espaço e a exploração espacial

espaço

Imagem NASA

Acreditas que existe na lua uma galeria com obras de afamados artistas terrestres e que até pode existir um fantasma no espaço?

Ninguém duvidará que é possível haver imensas coisas curiosas na vastidão do espaço sideral. Esta lista é a prova disso:

 

Nuvem fantasma

curiosidades espaço

Imagem NASA

A Nuvem de Oort é um lugar gelado no espaço nos confins do Sistema Solar cheio de cometas e diversos corpos celestes, de onde vêm ocasionalmente alguns astros viajantes como o Cometa Halley, por exemplo. O problema é que a existência da nuvem é uma teoria. Ninguém ainda a conseguiu ver. Nem sequer o telescópio espacial Kepler.

 

Álcool no espaço

Em 2014, o módulo Philae da missão Rosetta da Agência Espacial Europeia, marcou uma era nas viagens espaciais quando foi o primeiro artefacto humano a pousar sobre um cometa. O espectrómetro de massas da Philae identificou vários compostos orgânicos no cometa 67P/Churiumov-Guerasimenko, entre os quais acetona.

Em 2015, o telescópio da Sierra Nevada em Espanha, captou moléculas de álcool etílico, açúcar e outros compostos orgânicos no cometa C/2014 Q2 Lovejoy.

 

Tampas no espaço

curioso

Imagem Wikimédia Commons

Nos anos 50, a NASA levou a cano algumas experiências para verificar a possibilidade de enterrar detritos nucleares a grande profundidade. Em 1957, um desses testes falhou e a detonação não pôde ser regulada, tendo-se vaporizado o betão que rodeava o artefacto explosivo. Mas o mais estranho é não ter sido encontrado qualquer vestígio da tampa de aço que tapava a bomba.

Ter-se-á também vaporizado ou foi enviada para o espaço e anda agora por lá?

 

Urina

espaço

Imagem Wikimédia Commons

Também temos de fazer as necessidades mesmo no espaço. Os astronautas da NASA urinavam numa minúscula casa de banho que custou 50000 dólares. A urina era sugada e enviada para o espaço. Portanto, muito cuidado com um eventual duche cósmico!

As casas de banho espaciais mais modernas já transformam a urina em água potável.

 

Um pequeno museu de arte

Há um rumor que diz que a missão Apolo XII levou para a lua um chip com menos de três centímetros que tinha seis obras de vários artistas plásticos, um dos quais era quais Andy Warhol. Teria sido uma iniciativa à margem do plano oficial da NASA, o qual contou com a colaboração de alguns funcionários da agência espacial.

 

Bolas de golfe

Em 2006, o cosmonauta russo Mikhail Tyurin levou o seu taco de golfe para a Estação Espacial Internacional para tentar a maior tacada na história do golfe. Seria suposto o buraco estar na Terra a mais de 400 quilómetros da estação espacial. Isto faria parte de um anúncio comercial para a Element 21, uma empresa canadiana de fabrico de equipamentos para golfe e pesca.

Alan Shepard também jogou golfe na lua quando lá esteve. Se fores ao espaço não te esqueças dos teus tacos de golfe, pois talvez venhas a encontrar as bolas de golfe de Tyurin e Shepard.

 

O fantasma Ivan Ivanovich

a terra em marte

Imagem Nasa

O SuitSat, chamado de Ivan Ivanovich pelos russos e Mr. Smith pelos norte-americanos, foi um traje espacial já retirado de uso pela Rússia. Em 2006, para matar o tempo na Estação Espacial Internacional, o cosmonauta Sergei Samburov e mais alguns companheiros, decidiram fazer uma espécie de satélite com um Ivan, ao qual colocaram baterias e um transmissor e lançaram-no para o espaço.

A brincadeira foi seguida da Terra e após 3 horas de voo, os controladores informaram a estação que o “satélite” tinha desaparecido. Acredita-se que o Mr. Smith ter-se-á queimado quando reentrou na atmosfera, mas por outro lado, talvez seja o primeiro fantasma espacial. Quem sabe?

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...