lava azul

Kawah Ijen, o vulcão que deita lava de uma cor muito particular. Tens mesmo de ver isto!

Kawah IjenA Indonésia é um dos países com mais vulcões em todo o mundo. São 143 vulcões distribuídos por numerosas ilhas, mas há um que nos chama especialmente a atenção por uma particularidade muito interessante: deita fogo e lava azul.

O vulcão Kawah Ijen, que fica localizado na zona Este da Ilha de Java e é um espectáculo sobretudo à noite, uma vez que parece estar a deitar lava de cor azul que desce das suas encostas como se fossem rios. Para além disso, no interior da cratera encontra-se um lago de lava com uma bela e única cor azul-turquesa.

lava azul

Kawah Ijen, um espectáculo da natureza

A Cintura de Fogo do Pacífico é composto por uma série de vulcões e na Ilha de Java há um muito especial. Trata-se do Kawah Ijen que chama a atenção tanto por dentro como por fora.

Com uma altura de 2386 metros, este vulcão tem uma cratera com um 1 quilómetro de diâmetro e no seu interior há uma grande quantidade de enxofre responsável pelas suas características únicas, graças às reacções provocadas pela temperatura e pela pressão.

rio de lavaEste enxofre emerge em dois estados: líquido misturado com magma que cria uma espécie de rios azuis nas suas vertentes, e gasoso que sai disparado e rodeado de chamas, tal como se cuspisse fogo azul.

Mas o espectáculo não é só por fora do Kawah Ijen, pois no interior da cratera está um enorme lago que destaca pela sua cor azul-turquesa, que se explica pelos altos níveis de ácido sulfúrico e ácido clorídrico.

lava azulOs turistas aproximam-se do vulcão Kawah Ijen para contemplar as suas impressionantes características, embora este fogo azul apenas se possa ver à noite dadas as condições de luminosidade. Basta instalarem-se e esperar que o vulcão comece a expelir o seu fogo azul.

Mas o vulcão Kawah Ijen não é só uma atracção turística, mas também um lugar onde se extrai enxofre solidificado. No entanto, as pessoas que fazem este trabalho estão expostas a terríveis condições ambientais que prejudicam de forma irreversível a sua saúde.

São duas faces da mesma moeda, beleza natural e exploração de trabalhadores que arriscam a sua vida por um ordenado miserável para obter um elemento utilizado em diversas indústrias.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...